De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial é acometida pela halitose.

O mau hálito geralmente é causado por questões da cavidade bucal, como as doenças da gengiva (gengivite ou periodontite) e a saburra lingual (língua branca). O uso da máscara para proteção contra o Covid 19 tem feito com que mais pessoas percebam o problema. E as queixas aumentaram no consultório. E a ala feminina tem dois agravantes: a menstruação (o desequilíbrio hormonal pode modificar o odor e deixar o hálito diferente) e o uso de anticoncepcional (que também pode modificar o odor).

A cirurgiã dentista Bruna Conde, pós-graduada em Periodontia, Cirurgia Plástica Periodontal e Disfunção Temporomandibular, e membro da ABHA (Associação Brasileira de Halitose), tem todo um jeito divertido de abordar e tratar os pacientes em seu consultório, em São Paulo. Levou seu sorriso largo e a forma bem humorada de disseminar informação para suas redes sociais e, assim, ajudar mais pessoas, fazer com que elas entendam que problemas dentais têm tratamento, que não precisa ter medo do dentista e que não é feio procurar ajuda. Pelo contrário, como diz Bruna: vergonha é não se cuidar.

O resultado não foi outro: muitas mensagens inbox e ligações de todo o Brasil a cada publicação. Pessoas tirando dúvidas, pedindo dicas e até mesmo confessando alguns incômodos e problemas mais sérios. Um deles: o mau hálito.

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais focado em alguns mitos da halitose, Bruna recebeu comentários, perguntas e pedidos de ajuda. Desde: “Terminei um relacionamento pelo problema”, “tenho vergonha de conversar com outras pessoas”, e “escovo meus dentes direito e sinto mau hálito”. Até críticas sofreu…teve gente que se incomodou dizendo que mau hálito é coisa séria. E ela sabe disso, dessa importância em falar de saúde bucal, por isso mesmo fez o vídeo. A especialista respondeu individualmente, mostrando que não é para ter vergonha, não é para ficar constrangido, que é hora de agir e de procurar ajuda. O vídeo chegou a mais de 500 mil visualizações.

O sorriso largo estampado no rosto da dentista e empreendedora Bruna Conde, com mais de seis mil sorrisos contabilizados, também está em seus genes. Desde pequena, via em seus pais, médicos, a vontade de ajudar o próximo. Encontrou na Odontologia a forma de fazer os outros sorrirem de forma saudável.


Especializou-se em Periodontia e reforça que a boca é a porta de entrada para diversas doenças. Tanto que um de seus lemas é: “Sem a saúde bucal em dia, nenhum tratamento odontológico terá sucesso”. A partir daí, observou a necessidade de ser uma profissional multidisciplinar e fez especialização em Cirurgia plástica periodontal e periimplantar e Disfunção Temporomandibular.


A vontade de atender o paciente como um todo, fez se tornar membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA) e da Liva (start up especializada no controle de dores orofaciais causadas pelo bruxismo). Tem ainda o artigo Conduta dos cardiologistas frente a doença periodontal como possível fator de risco para as doenças cardiovasculares, publicado na Revista Brasileira de Cardiologia (RBC).


Toda expertise levou a especialista a desenvolver protocolos para os problemas dentários. São 11 protocolos, entre eles, para halitose, bruxismo, gestantes – importantíssimo, pois a saúde da mãe pode afetar a saúde e o nascimento do bebê -, laserterapia e sensibilidade.


Antenada nas inovações, utiliza a tecnologia como aliada. Tem câmera intraoral para visualização em tempo real da boca e comparativos nas consultas de manutenção; aparelho Neuroup (treinamento de biofeedback para controle de tensão muscular e bruxismo); ultrassom para limpeza/ raspagem com baixa vibração – diminui o nervoso do “barulhinho” do dentista -; dispositivo DIVA (intraoral protege os dentes no bruxismo em vigília e diminuição das dores faciais); Phmetro, para avaliação salivar; e Halimeter blue, para checar os gases sulforados voláteis, que são os causadores do mau hálito.

Sem contar que suas consultas são totalmente personalizadas. Músicas e videoclipes, que passam na TV acoplada a cadeira, são de acordo com o gosto do paciente. Aliás, a cadeira odontológica tem um diferencial: vários níveis de massagem.


E ninguém sai do consultório de mãos vazias. Desde o primeiro contato, o paciente recebe um kit personalizado composto por escova, fio dental, pasta de dente e raspador de língua, que além de ser um mimo, é necessário para educar seus pacientes sobre a correta higienização bucal.


O que faz muito bem. Não apenas fala, mas ensina o passo a passo, utiliza modelos, mostra vídeos e apresenta informativos para facilitar todo esse aprendizado.

Nas redes sociais também mostra seu lado divertido, acolhedor e extremamente profissional em vídeos e lives, abordando temas relacionados à saúde, prevenção e tratamento de diversos problemas dentários de forma clara e objetiva. E conclui que não existe medo de ir ao dentista, existe o medo de não se cuidar.

Bruna Conde (CRO SP 102.038)
Cirurgiã dentista, pós-graduada em Periodontia, Cirurgia Plástica Periodontal e Disfunção Temporomandibular, com capacitação em halitose, bruxismo, pré-natal odontológico, laserterapia, sensibilidade dentária e harmonização facial. É membro da Liva e da ABHA (Associação Brasileira de Halitose), e idealizadora do canal Saúde Convida.