Especialista da GUM desmistifica alguns processos capazes de garantir uma limpeza interdental mais adequada 

Em busca de reforçar a importância dos cuidados com a boca, em 20 de março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data, celebrada anualmente, foi criada para conscientizar a população sobre a importância da higienização oral correta e a prevenção de problemas dentários, como cáries e gengivite.

E para desmistificar o processo de limpeza interdental, a GUM®, marca especialista em produtos inovadores para cuidados bucais, apresenta os principais mitos e verdades para manter os dentes saudável todos os dias. Confira:

Escovar os dentes com força é mais eficaz.

Mito. Escovar os dentes com muita força pode prejudicar a saúde bucal. “A ação é capaz de ocasionar danos ao esmalte e às gengivas, levando à sensibilidade e à recessão gengival. “É recomendável utilizar uma escova macia e aplicar movimentos suaves e circulares para remover efetivamente a placa bacteriana sem danificar os tecidos”, recomenda Gabriella Mundim, consultora da GUM®.

A troca da escova de dentes deve ser feita regularmente.

Verdade. O ideal é que a troca da escova de dentes seja feita a cada três meses, porém esse período pode variar de acordo com o cuidado e a força aplicada durante a escovação. “Esse é o tempo médio da vida útil de uma escova. Após esse período as cerdas se deformam e perdem a eficiência, já que não conseguem mais alcançar todos os cantos da boca para realizar uma boa higienização”.

O fio dental pode ser substituído pelo uso do enxaguante bucal.

Mito. O enxaguante bucal serve para complementar a limpeza interdental, mas não substitui o uso do fio dental. Segundo a especialista, o item é essencial para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos entre os dentes, onde a escova não alcança completamente. Por isso, incluí-lo à rotina de higiene bucal é crucial para manter a região limpa e livre de cáries.

Escovar os dentes após as refeições ajuda a prevenir cáries.

Verdade. Escovar os dentes regularmente, principalmente após as refeições, é essencial para remover os resíduos de alimentos e prevenir a formação de placa bacteriana. “O recomendado é realizar a escovação pelo menos duas vezes ao dia, de preferência após as refeições, usando produtos de qualidade e creme dental com flúor”.

É normal que as gengivas sangrem durante a escovação.

Mito. O sangramento das gengivas não é normal e pode ser um sinal de doença periodontal, como a gengivite. “Gengivas saudáveis não sangram durante a escovação. Se isso acontecer com frequência, é importante consultar um dentista para avaliação e tratamento adequado”, conclui Gabriella. 

Sobre a GUM®

Lançada há mais de 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais supermercados e farmácias do país, distribuídos diretamente pela GUM® ou por seus diversos distribuidores espalhados pelo Brasil.