Data é uma iniciativa internacional que conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Celebrado globalmente em 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instaurado para aumentar a conscientização acerca do tema. Só no Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, até 2025, serão registrados cerca de 704 mil novos casos por ano – um alerta que traz ainda mais valor para as iniciativas contra a doença.
Vitor Moura, CEO da VidaClass Saúde, afirma que “é necessário reforçar o cuidado e a prevenção na saúde como algo rotineiro, e datas especiais têm contribuído com isso. Focando no câncer, é importante que a população perceba que muitas vezes, em uma ponta, existem hábitos simples de prevenção, e, na outra, consequências graves”.
Além da data fixada no início de fevereiro, outras ocasiões trazem a conscientização acerca do câncer ao longo do ano, como o Outubro Rosa, por exemplo. Isso remete à atenção com a saúde de maneira contínua, como algo que deve ser lembrado durante o ano inteiro e como um hábito. Dentro disso, vale evidenciar duas questões fundamentais para manter no dia a dia:
Estilo de vida saudável
Prática regular de atividade física, alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e cigarro, e cuidar de sobrepeso são algumas das orientações básicas para cuidar da saúde no geral. No caso do câncer, podemos fazer muitas relações diretas entre o tipo da doença e esses hábitos – como o cigarro e as consequências para o pulmão.
Check-ups, exames preventivos e visitas regulares ao médico
Consultas e exames não devem ser negligenciados ou deixados para depois. O diagnóstico precoce é um dos principais aliados da cura de diversos tipos de câncer. Além disso, é importante lembrar que os especialistas têm um olhar profissional para os casos – um bom exemplo é em relação ao câncer de pele, no qual as pessoas podem tratar os sintomas como simples pintas/manchas.
Com a modernização no setor de saúde, novos formatos de serviços e processos trouxeram mais acessibilidade ao público. A VidaClass Saúde, por exemplo, investe na tecnologia para aproximar médicos e população, além de simplificar processos e personalizar produtos, o que torna os custos mais acessíveis também. “Disponibilizar uma consulta e uma mamografia avulsas pode ser muito mais vantajoso do que colocar esses serviços em um plano preenchido por coisas que o cliente não vai usar. E isso aproxima as pessoas do cuidado com a saúde.”, finaliza Moura.