Estudos apontam a importância da Vitamina D para saúde do coração


Com ação direta no músculo cardíaco, responsável pelo bombeamento de sangue para todo o organismo, nível ideal de vitamina D pode reduzir em até 30% o risco de sofrer algum evento cardiovascular

Na literatura médica não faltam estudos que comprovam o impacto do estilo de vida saudável na redução de doenças cardíacas. Praticar exercícios cinco vezes por semana, pelo menos 30 minutos por dia, e manter uma dieta equilibrada rica em minerais e vitaminas, são algumas das iniciativas que, segundo pesquisadores, auxiliam expressivamente na prevenção cardiovascular.


Outro fator relevante é manter o nível ideal de vitamina D. “A vitamina D é um nutriente essencial escasso em alimentos que poderia ser produzido pela exposição ao sol se nossos hábitos de vida atuais, formas de trabalhar, cuidados com a pele ou outros fatores permitissem. A vitamina D desempenha uma ampla variedade de funções em nosso corpo, o que é reafirmado pela presença de receptores de vitamina D em mais de 37 tecidos humanos diferentes.

Existem vários mecanismos que apoiam o papel da vitamina D na saúde cardiovascular, na inibição da inflamação, na prevenção da calcificação vascular, na regulação da homeostase da pressão e do volume sanguíneo, no controle do metabolismo da glicose, entre outros”, explica Héctor Cori, Diretor Científico da DSM Nutrição e Saúde Humana.

Diversos estudos apontam que a vitamina D tem relação com as contrações musculares, logo, agindo diretamente no músculo cardíaco, responsável pelo bombeamento de sangue para todo o organismo. Um estudo produzido pela Universidade de Bergen, na Noruega, por exemplo, destacou que manter o nível ideal de vitamina D pode reduzir em até 30% o risco de sofrer algum evento cardiovascular.


Entidades de classe recomendam que o nível ideal de vitamina D no organismo seja de 20 a 60 nanogramas por ml. Com a pandemia de Covid-19, pessoas enquadradas como grupos de risco devem estar com níveis entre 30 e 60 nanogramas por ml.


Também responsável pela saúde dos ossos e atuação nos sistemas imunológico e endócrino, sua ausência pode acarretar problemas em todas essas áreas. A suplementação é indicada por especialistas em casos de falta ou baixo índice no corpo.

Dia Mundial do Coração
No emblemático ano 2000, a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation-WHF) instituiu o dia 29 de setembro como o “Dia Mundial do Coração”. O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a saúde cardíaca, importância da prevenção e diagnóstico precoce e ressaltar a adoção de hábitos saudáveis.

Sobre Dr. Good
Marca do grupo espanhol Sanchez Cano, presente em mais de cem países e um dos líderes mundiais na produção de gomas. Dr. Good é a primeira linha completa de suplementos vitamínicos em gomas do Brasil. Resultado de 3 anos de pesquisas, a marca segue as tendências globais que impulsionam o mercado de suplementos alimentares.

Inovação, sabor e praticidade são pilares da marca, que promove saudabilidade segura com simplicidade, com a entrega completa das necessidades diárias de vitaminas. O portfólio atende aos públicos adulto e infantil com os produtos multivitamínico Multigood, Vitamina C e Vitamina D, além do Multibeauty (blend de vitaminas da beleza somente para ao público feminino).


Os ativos que compõem todos os produtos da linha são certificados pela DSM, empresa líder mundial na fabricação de ingredientes para indústria de saúde e nutrição, com o Selo de Excelência, que garante a qualidade, confiabilidade e rastreabilidade dos ingredientes.
Dr. Good tem em sua linha a Vitamina D, em gummy, sabor blueberry. Cada dose entrega 2000 UI dessa vitamina. Um jeito moderno, muito prático e saboroso de manter sua saúde em dia.

Referência: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3449318/figure/F1/