O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas), a fim de aumentar a expectativa de vida ou a qualidade de vida de uma pessoa doente.

No Brasil, no primeiro semestre deste ano, a taxa de doadores efetivos caiu em 13%. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). A variação negativa está relacionada com a pandemia, já que a taxa de contraindicação aumentou 44%, tanto pelo risco de transmissão de Covid-19 quanto pela dificuldade da realização do teste PCR e da obtenção rápida de seu resultado.

Além de oferecer uma estrutura cirúrgica completa, com equipes multidisciplinares e tecnologia avançada, com uma forte veia cardiológica, o Hcor se diferencia pelo suporte ao paciente que aguarda um transplante de coração. Para falar sobre esse tema e fazer coro à conscientização sobre a doação de órgãos, nossos especialistas estão à disposição nesta segunda-feira, 27 de setembro, data em que é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos