Pessoas que vivem em lugares mais secos também têm mais tendência a ter pedras nos rins, dependendo da genética e da alimentação
Pessoas que vivem em lugares mais secos também têm mais tendência a ter pedras nos rins, dependendo da genética e da alimentação(Crédito: Divulgação / Eco Medical Center).
Em dias mais secos, como os que estão ocorrendo em todo o Brasil, é importante reforçar a hidratação, pensando na saúde como um todo, mas especialmente na saúde dos rins. Isso porque, pessoas que vivem em lugares mais secos também têm mais tendência a ter pedras nos rins, dependendo da genética e da alimentação, conforme explica a médica nefrologista, que atua na Nefro Clínicas, localizada no Eco Medical Center em Curitiba, Juliana Lemes.
“A falta de água no corpo e no ambiente desequilibra o órgão ao ponto de produzir as pedras. Em dias mais secos deve-se consumir mais água do que o normal. Além do desequilíbrio de água, o cálculo renal tem outros dois importantes gatilhos: o excesso de sódio (sal) e proteína em excesso. Essas seriam as razões para as pedras aparecerem”, conta a nefrologista.
Como cuidar dos rins
Para evitar o surgimento de doenças renais, é preciso avaliar alguns hábitos, manter os exames em dia e aferir a pressão regularmente; não exagerar no consumo de sal e alimentos ultraprocessados, praticar atividade física, evitar o tabagismo e beber muita água.
Doenças nefrológicas mais comuns
As principais doenças que aparecem nos consultórios de nefrologia incluem insuficiência renal crônica e aguda, nefrites, cálculos renais, hipertensão arterial e doença renal policística. A doença renal crônica, por exemplo, afeta 1 em cada 10 pessoas no mundo e é muitas vezes diagnosticada tardiamente, quando já houve perda significativa (80% a 90%) da função renal. “Pacientes hipertensos e diabéticos estão sob maior risco de desenvolver doenças renais, mas qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser afetada”, explica Dra. Juliana Leme, coordenadora da Nefroclínicas Curitiba.
Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde, estima-se que a prevalência de doenças renais no Brasil continua a aumentar, com muitos casos diagnosticados em estágios avançados devido à falta de sintomas iniciais. A Nefroclínicas está preparada para atender a esta crescente demanda, oferecendo um cuidado integral e personalizado aos pacientes. Referência em cuidado coordenado, a clínica tem linhas de cuidado com as principais operadoras e mais de 115 planos de saúde credenciados.
Onde buscar atendimento em Curitiba
O monitoramento da saúde dos rins deve ser periódico. Em Curitiba, acaba de ser inaugurado um moderno centro de nefrologia e transplantes. A estrutura faz parte da Nefroclínicas, inaugurada no Eco Medical Center e se prepara para tornar-se um centro de treinamentos e pesquisa clínica em nefrologia, com destaque para a diálise peritoneal. O local tem infraestrutura para atender desde a prevenção até os tratamentos mais complexos, também preocupou-se em focar no bem-estar máximo dos pacientes.
A Nefroclínicas possui uma selecionada equipe de enfermagem e 17 nefrologistas altamente capacitados e atualizados com as mais modernas práticas na área, prontos para atender crianças e adultos. “Temos pesquisadores na equipe. E aqui temos uma estrutura que nos permite iniciar a pesquisa clínica. Acreditamos que a unidade Curitiba vai ser uma referência nacional para todo o grupo, principalmente em diálise peritoneal”, revelou Thyago Proença.
O Grupo Nefroclínicas possui mais nove unidades em outros estados e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelo atendimento nefrológico de excelência. Entre eles está o VBHC Summit of the Americas, que premiou o programa de tratamento conservador do grupo Nefroclínicas. O programa investe em atendimento multidisciplinar, exames e terapias renais para retardar a necessidade de diálises e transplantes. O grupo também investe em educação e realizou seu primeiro simpósio internacional no mês de abril, com mais de 425 médicos.
O Eco Medical Center, onde está a Nefroclínicas, também oferece diversas comodidades, como fácil acesso, uma localização privilegiada e diversas outras especialidades médicas que podem ser integradas à nefrologia, proporcionando uma experiência ainda mais conveniente para os pacientes. A própria Nefroclínicas está localizada no 9º andar, com uma vista panorâmica da cidade.
Sobre o Eco Medical Center
O centro de serviços de saúde, em Curitiba, oferece ao paciente uma estrutura completa para realizar consultas e exames laboratoriais e de imagem, com conforto e segurança, tudo no mesmo local e em ambiente desospitalizado. São mais de 300 especialistas capacitados e equipamentos de última geração para oferecer sempre o melhor atendimento, com credenciamento de diversos planos de saúde. Para saber mais, acesse o site. O Eco Medical Center fica na Rua Goiás, 70 – bairro Água Verde.