O nutricionista Dimas Linhares, da Vai Bem, listou alguns pontos para que a comunicação médico-paciente seja tranquila e clara durante a consulta.

Impulsionada pela pandemia de covid-19 a consulta via Telemedicina se torna cada vez mais presente e frequente na vida dos brasileiros, até a segunda quinzena de agosto o País já havia registrado 1,7 milhão de consultas por áudio e vídeo, de acordo com dados recentes. Esse atendimento médico-paciente já é uma realidade e alguns problemas podem interferir na comunicação entre ambos.

O nutricionista Dimas Linhares, conveniado da Vai Bem – startup que funciona como um cartão pré-pago online de benefícios de saúde, cita cinco dicas para que a qualidade da consulta seja a melhor possível. Segundo o nutricionista, “dentro desse processo de comunicação vale salientar também que o receptor, ou seja, aquele que está vendo você através da tela tem que entender a mensagem de forma clara e concisa”, e listou pontos básicos e imprescindíveis que o paciente deve considerar antes de iniciar sua consulta:

Espaço: é preciso pensar em qual espaço você vai realizar essa consulta.
Internet: verificar a conexão mínima para que ela não fique caindo ou falhando no meio do atendimento.
Ruídos: silenciar equipamentos e celulares evita que o barulho do recebimento de uma mensagem, por exemplo, provoque a perda do foco na hora da consulta – tanto pelo paciente, quanto pelo médico.
Externo: tomar cuidado com possíveis distrações, de quadros a pessoas no mesmo espaço, retire do ambiente o que pode desviar o foco.
Conversar com familiares: é preciso avisar antes aos familiares que naquele momento você precisa ficar isolado, pedir a colaboração na diminuição de conversas e barulhos oriundos dos animais.

Bônus: Vale salientar que é preciso se preparar também para o diálogo com o médico. Antes de iniciar a consulta, anote em papel (ou bloco de notas no computador ou celular) as perguntas e sintomas principais para não esquecer e deixar passar informações importantes. Se for o caso, peça também orientações dos próximos passos, como exames, receitas de medicamentos e retornos.