Doença renal crônica cresce no Brasil e já atinge mais de 170 mil pessoas em diálise

O número de brasileiros em tratamento dialítico continua em forte expansão e já ultrapassa 170 mil pacientes, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em seu mais recente Censo Anual Brasileiro de Diálise. Em apenas dez anos, a prevalência da doença renal crônica (DRC) avançou mais de 47%, passando de 552 pacientes por milhão da população em 2014 para 812 por milhão em 2024. São quase 53 mil novos pacientes apenas no ano passado, a maior alta da série histórica.

 

A tendência acompanha o crescimento de fatores de risco amplamente conhecidos, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, excesso de peso e o envelhecimento da população. De acordo com o Vigitel 2023, mais de 56% dos brasileiros apresentam excesso de peso, enquanto 27,9% têm hipertensão e 10% convivem com diabetes.

 

A doença renal crônica é irreversível e, quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue, a diálise se torna um tratamento essencial para a sobrevivência. O procedimento substitui parcialmente a função renal, exigindo geralmente duas a três sessões semanais, de cerca de quatro horas cada. Para a maioria dos pacientes, esse é um tratamento contínuo — apenas 5% conseguem chegar ao transplante renal, que pode representar a cura.

 

Prevenção é o melhor caminho

“A alta da doença renal crônica é reflexo direto do avanço de condições como obesidade, hipertensão e diabetes, associadas a hábitos de vida pouco saudáveis. É urgente intensificarmos ações de prevenção, com incentivo à alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle das doenças crônicas. Também é fundamental incluir exames simples, como creatinina no sangue e análise de proteínas na urina, nos check-ups de rotina da população de risco”, afirma o Dr. Bruno Zawadzki, diretor médico nacional da DaVita Tratamento Renal.

 

Atualmente, a DaVita é a maior rede de clínicas de hemodiálise do Brasil e atende mais de 21 mil pacientes por ano, sendo 72% via Sistema Único de Saúde (SUS). A empresa está presente em todas as regiões do país, com mais de 100 clínicas, sete operações de agudo e um centro de acesso vascular, além de realizar mais de 3 milhões de sessões de diálise por ano.

 

O Dia Nacional da Diálise, celebrado na última quinta-feira de agosto, em 2025 no dia 28, reforça a importância da conscientização sobre a saúde renal. “Esse é um momento de colocar a saúde dos rins na agenda pública e estimular hábitos que possam frear o avanço da doença renal crônica no Brasil”, completa Dr. Bruno.