Doenças do coração: Angina Pectoris

Quando o coração não recebe sangue rico em oxigênio suficiente fluindo através dele, o resultado é desconforto e dor no peito. Essa dor no peito é chamada de “angina”. Algumas pessoas descrevem a angina como uma pressão ou aperto no peito. Angina não é diagnóstico de uma doença, porém, a angina é um sintoma de outros problemas que ocorrem com o coração, geralmente esse problema é a doença coronariana.

Diferentes Tipos de Angina

Existem vários tipos de angina. Angina pectoris é um tipo comum de angina. Outros tipos incluem angina estável, angina instável, angina variante (de Prinzmetal), angina microvascular e angina atípica. Diferentes tipos de angina têm diferentes sintomas e diferentes gatilhos que causam os sintomas.

Angina estável

Angina estável descreve angina de peito. Este tipo de angina ocorre em conexão com a doença cardíaca coronária, quando o coração é privado de uma quantidade suficiente de sangue. Essa situação geralmente ocorre devido ao estreitamento das artérias coronárias. As artérias bloqueadas podem permitir o fluxo sanguíneo suficiente para o coração durante os períodos de descanso ou esforço físico leve. No entanto, quando o coração precisa bombear mais rápido para acompanhar o esforço físico, as artérias estreitadas não permitirão que sangue suficiente flua por elas e ocorrerá angina (desconforto no peito).

Angina Instável

A angina instável também é considerada uma “síndrome coronariana aguda”. Com a angina instável, a dor no peito ocorre inesperadamente, mesmo em repouso. A doença que ocorre com a angina estável progrediu a ponto de não ser estável ou previsível. A aterosclerose, acúmulo de gordura nas artérias coronárias, pode levar a uma ruptura. Isso pode bloquear completamente o fluxo sanguíneo para o coração. A angina instável é uma situação de emergência que pode levar a um ataque cardíaco.

Variante de Angina (Angina de Prinzmetal)

Angina variante ou de Prinzmetal é um tipo incomum de angina, geralmente ocorrendo em pessoas mais jovens. A angina variante geralmente ocorre enquanto a pessoa está dormindo durante a noite. Este tipo de angina é extremamente doloroso e ocorre a partir de um espasmo das artérias coronárias.

Angina Microvascular

A angina microvascular está frequentemente associada à doença microvascular coronariana. Este tipo de doença cardíaca envolve os menores vasos sanguíneos do coração. Quando esses minúsculos vasos sanguíneos sofrem espasmos ou ficam bloqueados, o fluxo de sangue para o coração fica restrito. Essa restrição causa sintomas de angina.

Angina atípica

Algumas pessoas apresentam angina que não se ajusta aos parâmetros normais dos sintomas. Este tipo de angina é denominado angina atípica. Os sintomas da angina atípica incluem um desconforto indistinto no peito, náuseas, fadiga, indigestão, falta de ar e dor no pescoço e nas costas. As mulheres geralmente apresentam angina atípica mais do que os homens.

Quais são os sintomas da angina?

A angina geralmente envolve um grupo de sintomas. Se a dor ou pressão no peito durar mais de um ou dois momentos e não diminuir com o repouso, procure assistência médica imediatamente.

Sintomas tipo 1

  • Dor no peito aguda ou indistinta
  • Dor nos ombros, braços, pescoço ou mandíbula
  • Suores
  • Náusea
  • Inquietação

Sintomas tipo 2

  • Pressão no peito
  • Indigestão, queimação retroesternal
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Tontura
  • Outros tipos de sintomas

Outros tipos de sintomas

Dra. Náthalie Puliti Hermida Reigada é médica com experiência em pronto-socorro e na área administrativa. Sua verdadeira paixão é estudar Medicina e outras línguas, como inglês e alemão.

Fonte: Pacific Medical Training