Estudo traçou o perfil demográfico e epidemiológico dos pacientes atendidos pela unidade; homens representam 76,6% dos casos

Um estudo da AACD Recife aponta que as doenças vasculares são as principais causas de amputação entre os pacientes atendidos na unidade – são 53,6% nessa condição. Em segundo lugar nessa estatística estão as vítimas de acidentes de trânsito, com 34,1%. Tumores, osteomielite (infecção óssea) e queimadura são outras causas que levaram à amputação de pessoas que fazem ou fizeram reabilitação no local.

O estudo foi conduzido pelo Dr. Júlio Lima, médico da AACD Recife. No total, foram avaliados 138 casos de amputação em pacientes elegíveis para a pesquisa entre 2018 e 2021. No caso das doenças vasculares, observou-se que as comorbidades, principalmente hipertensão e diabetes, são um importante fator que levam as amputações. Sobre os traumas, foi observado que a principal ocorrência se relaciona a acidentes com motos – 53,2%, seguido por atropelamento, com 17%. Em 96% das situações com moto, houve colisão e o paciente pilotava a motocicleta. Em 88% das vezes, a pessoa estava sozinha e, em 8% dos casos, o paciente era o passageiro. O uso e a adaptação às próteses fornecidas pela Oficina Ortopédica da AACD Recife também foram considerados. A vasta maioria dos pacientes, 83,6%, usa a prótese por mais de sete horas por dia e caminha de forma independente fora de casa – 58,6%.

“Em 2010, uma outra pesquisa havia sido feita na mesma unidade. Passados 13 anos, não houve uma mudança significativa no padrão das amputações, algo que sugere que esse cenário só mudará quando houver a implementação de políticas preventivas ou com a otimização do acesso dos pacientes aos centros especializados”, ressalta o médico.

Desde a sua inauguração em 1999, a AACD Recife já realizou mais de 2 milhões de atendimentos para pessoas com deficiência física no estado de Pernambuco, sendo a sua maioria via Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade, a amputação é a 2ª linha de cuidado mais atendida. Todos os profissionais são referências em suas áreas de atuação e garantem a expertise da AACD em suas especialidades médicas e terapêuticas. Além de um Centro de Reabilitação, a unidade possui uma Oficina Ortopédica que entrega produtos ortopédicos personalizados, como órteses, próteses e adaptações de cadeiras de rodas.

Sobre a AACD

A AACD é referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar, corpo clínico especializado e mais de 70 anos de expertise, a Instituição é composta por 1 Hospital Ortopédico, 7 Centros de Reabilitação e 5 Oficinas para entrega de produtos ortopédicos sob medida.

Dos cerca de 800 mil atendimentos anuais, 80% são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS), contudo a tabela de repasse é deficitária. Assim, os valores provenientes de atendimentos privados (convênio ou particular) e arrecadados pela área de captação de recursos são fundamentais na viabilização de um serviço de saúde qualificado e construção de uma sociedade mais inclusiva para que os pacientes possam exercer plenamente a sua cidadania com acesso à educação, emprego e outros direitos essenciais.

Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Maringá (PR) e Maceió (AL). Saiba mais no site.

Imagem: divulgação