São Paulo, 17 de abril de 2025. Ter diretrizes clínico-assistenciais definidas e estabelecidas é importante para padronizar as rotinas médicas, aperfeiçoar o atendimento e melhorar a alocação de recursos. Buscando contribuir com a capacitação dos profissionais e a qualificação do sistema de saúde, o Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), criou o Curso de Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais.
A capacitação é gratuita e online, na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem o acompanhamento de um tutor. De acordo com a pesquisadora Suena Parahiba, liderança do PROADI-SUS no Hospital Moinhos de Vento, além de habilitar os participantes a criarem e aperfeiçoarem os documentos existentes, incluindo Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), o curso também tem o objetivo de ajudá-los a avaliar criticamente os processos.
“A qualificação contínua dos profissionais de saúde é fundamental para garantir uma assistência baseada nas melhores práticas e evidências científicas. Isso contribui para a melhoria da qualidade assistencial e para a segurança dos pacientes, impactando positivamente em todo o sistema de saúde”, afirma Suena.
O curso é recomendado* para pessoas que já têm conhecimento em revisão sistemática ou avaliação de tecnologias em saúde, que estejam envolvidas em atividades da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) ou Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), incluindo membros de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) e servidores do Ministério da Saúde.
A capacitação conta com 7 Módulos com duração total de 20h. Após trilhar todos os tópicos e responder à avaliação com pelo menos 70% de aproveitamento, o aluno receberá a sua certificação do curso. As inscrições podem ser feitas através da plataforma EAD do Hospital Moinhos de Vento, que oferece diversos cursos online e 100% gratuitos na área da saúde, mas também em temáticas como educação, serviço social, gestão, entre outros. Para saber mais, acesse o link.
*Importante: As informações fornecidas não são utilizadas com a finalidade de seleção dos interessados, mas apenas para conhecimento do perfil dos alunos. Lembrando que, a capacitação é recomendada para todos os profissionais da saúde interessados.
Carga horária: 20 horas divididas em 7 módulos
Formato: online
Modalidade: autoinstrucional (sem o acompanhamento de um tutor)
Disponibilidade: o curso poderá ser acessado até 31/12/2026
Inscrições gratuitas pelo site: CLIQUE AQUI