V MIT Critical Data HIAE Datathon in Healthcare / III Simpósio Internacional de Big Data em Saúde acontece entre os dias 14 e 16 de abril

Com mais de 60 projetos, organização reunirá profissionais de diferentes áreas para troca de conhecimentos e atuação prática

O desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas como Inteligência Artificial (IA) e Big Data são cada vez mais fundamentais para o setor de saúde, pois permitem automatizar processos, contribuindo diretamente não só para a tomada de decisão de médicos e profissionais de saúde, mas também para a otimização de recursos e para termos sistemas de saúde mais equitativos. Para discutir tudo isso, o Einstein realiza o V MIT Critical Data HIAE Datathon in Healthcare / III Simpósio Internacional de Big Data em Saúde, evento com 3 dias de duração, sendo o primeiro dia dedicado a palestras e os outros dois dias ao trabalho prático em equipes formadas por médicos, biomédicos e enfermeiros, cientistas de dados, engenheiros de dados e estatísticos, entre outros profissionais.

O primeiro dia de evento será focado em apresentações com temas como:  Big Data em saúde, importância da diversidade nas iniciativas que mudam a sociedade, inteligência artificial em saúde; genômica clínica; e plataforma de dados usando dados genômicos para gerar insights de medicina de precisão. Os assuntos serão apresentados por renomados profissionais como: Sidney Klajner (presidente do Einstein), Edson Amaro (superintendente de Ciência de Dados e Big Data Analytics do Einstein), Samir Courdy (co-lider do departamento de Ciências da Informação do Centro Médico Nacional City of Hope), José Eduardo Krieger (diretor do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor-HCFMUSP), Andrea Dória (professora e vice-presidente de Radiologia – Melhoria da Prática Clínica – no Departamento de Imagem Médica na Universidade de Toronto) , e  da empresária Luiza Trajano (presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil), entre outros.

Já nos dias 15 e 16 de abril, os participantes terão atividades práticas. Divididos em 10 equipes, eles serão orientados por mentores nacionais e internacionais, entre eles integrantes do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, para discussões em grupos sobre dois assuntos: genômica clínica oncológica e jornada de cuidado do paciente, tendo como base dados da saúde pública no Brasil.  O objetivo da atividade é apresentar soluções baseadas em dados de saúde – em geral com uso de ferramentas de Inteligência Artificial – dentro destes dois temas.

“Estamos trazendo a medicina para próxima da tecnologia e os problemas para perto das soluções. Aqui na instituição, temos mais de 60 projetos usando inteligência artificial que nos permitem ter insights para a tomada de decisões – não apenas para o Einstein, mas também levando soluções baseadas em dados para setor público em parcerias com órgãos governamentais. Ter mais uma edição deste evento em conjunto com MIT e participantes nos permite a troca e o aprendizado de uma área que ainda precisa se expandir em nosso país”, afirma o Dr. Edson Amaro, Superintendente de Ciência de Dados e Big Data Analytics do Hospital Israelita Albert Einstein.

Iniciada há 7 anos, em 2016, a área de Big Data & Analytics (BDA) do Einstein busca fazer o uso de análises avançadas para a resolução de problemas práticos em diferentes cenários na área da saúde. Atualmente a equipe é formada por mais de 150 pessoas, incluindo cientistas de dados, engenheiros, médicos e outros profissionais de saúde, atuando em vários projetos, incluindo modelos preditivos integrados à atenção primária, secundária e terciária, imagem e análise de texto livre voltada para o gerenciamento de pacientes e integrada à prática médica e também com a indústria na busca para se estabelecer as melhores práticas e apoiando a ética e equidade em saúde desde a sua criação.

Para mais informações, clique aqui.