Trabalho realizado na unidade pela Dra. Bruna Sabino, especialista em tratamentos bucomaxilares, teve reconhecimento do American Journal of Infection Control

Um estudo desenvolvido pela equipe de bucomaxilo do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), ganhou destaque na revista American Journal of Infection Control, uma das mais importantes publicações científicas sobre saúde no mundo. O trabalho, elaborado para o mestrado da Dra. Bruna Sabino, avaliou a eficácia de um protocolo de higiene oral para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. 

O método proposto foi aplicado em pacientes adultos que ficaram por mais de 48 horas em ventilação mecânica nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Os resultados foram surpreendentes, chamando a atenção dos médicos intensivistas Cristina Terzi e Antônio Luis Eiras Falcão, da Unicamp, que acompanharam o desenvolvimento do trabalho e propuseram a publicação internacional.

“Ter um artigo publicado em uma revista internacional é algo que todo profissional almeja na carreira. É uma valorização do meu trabalho e uma gratificação por todo o esforço. Mais do que isso, é uma oportunidade de contribuir para o meio científico no sentido de melhorar a qualidade dos atendimentos da odontologia no âmbito hospitalar e mostrar como a odontologia está intimamente ligada ao paciente crítico e suas comorbidades sistêmicas e pode contribuir para a prevenção de doenças e até mesmo sua cura”, destaca Bruna. Este é o segundo trabalho realizado pela médica que tem publicação internacional. 

Segundo a especialista, o Brasil tem muito a contribuir na área odontológica em nível mundial. “Nossos estudos realizados no Brasil estão sendo muito bem vistos fora do país. Inclusive, muitos profissionais brasileiros estão realizando apresentações ao redor do mundo, levando o conhecimento adquirido e técnicas inovadoras para outros países. Isso é um reconhecimento muito importante para nós, brasileiros”, destaca.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 79 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase seis anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.