· O estudo CONVINCE comparou hemodiafiltração de alto volume com hemodiálise de alto fluxo convencional
· O estudo revelou uma redução de 23% nas taxas de mortalidade para pacientes tratados com hemodiafiltração de alto volume em comparação com aqueles tratados com hemodiálise de alto fluxo convencional, que atualmente é a terapia dialítica mais comumente usada
· Esses resultados reforçam a necessidade de incrementar a adoção de hemodiafiltração (HDF) e tornar esta opção terapêutica mais acessível aos pacientes
A Fresenius Medical Care, fornecedora líder mundial de produtos e serviços para indivíduos com doenças renais, participou de um estudo clínico inovador que demonstrou que a taxa de mortalidade entre pacientes com falência renal pode ser significativamente reduzida por meio da utilização da tecnologia de hemodiafiltração de alto volume. Conduzido pelo consórcio CONVINCE e liderado pelo University Medical Center Utrecht, este foi um estudo internacional randomizado e controlado, meticulosamente projetado e executado, que traz um marco crucial na comparação da hemodiafiltração de alto volume (HV HDF) com a hemodiálise de alto fluxo convencional, pois demonstrou inequivocamente a superioridade da HV HDF em relação ao aumento da sobrevida dos pacientes.
Os resultados do estudo revelaram que os pacientes tratados com hemodiafiltração de alto volume experimentaram uma redução notável de 23% nas taxas de mortalidade em comparação com aqueles tratados com a hemodiálise de alto fluxo, a terapia dialítica mais comumente usada. Embora as técnicas dialíticas tenham melhorado com o tempo, a hemodiálise convencional, terapia de substituição da função renal mais utilizada no mundo, emprega principalmente a difusão para remover pequenas moléculas e fluidos do sangue. Em contraste, a hemodiafiltração online de alto volume incorpora técnicas de difusão e convecção para eliminar moléculas maiores e gerência com eficácia a reposição de fluidos removidos por este alto volume de ultrafiltração.
Frank Maddux, MD, diretor médico global da Fresenius Medical Care, expressou entusiasmo com os resultados do estudo, afirmando: Os resultados do estudo CONVINCE têm o potencial de provocar mudanças significativas na indicação de um tratamento padrão para substituição da função renal e, mais importante, contribuir para reduzir as taxas de mortalidade dessa população vulnerável que precisa destas terapias”.
O investigador principal, o professor Peter Blankestijn, da UMC Utrecht, comentou: “Nossos resultados demonstraram os benefícios na sobrevida dos pacientes que utilizaram a hemodiafiltração quando comparados àqueles que utilizaram a hemodiálise para o tratamento da falência renal. Uma notável redução de 23% na mortalidade qualquer que seja a causa da morte. Estou otimista de que a hemodiafiltração pode se tornar o novo padrão de tratamento.”
A doença renal crônica representa um desafio de saúde global premente, afetando cerca de 830 milhões de pessoas em todo o mundo, com quase quatro milhões de pessoas dependentes de diálise. Quando os rins não podem mais desempenhar suas funções vitais, a diálise é empregada para limpar o sangue, eliminando os resíduos e regulando o volume de fluidos no corpo.
O estudo abrangeu um total de 1.360 pacientes em 61 centros em oito países europeus, acompanhados por uma média de 30 meses. Destes, 683 pacientes receberam hemodiafiltração de alto volume e 677 receberam hemodiálise de alto fluxo três vezes por semana. A taxa de mortalidade foi de 7,1 óbitos por 100 pacientes-ano no grupo randomizado para hemodiafiltração em comparação com 9,2 óbitos por 100 pacientes-ano no grupo hemodiálise, correspondendo a uma redução relativa de 23%.
O estudo CONVINCE foi liderado por pesquisadores da UMC Utrecht em colaboração com a University College London (UCL), Charité Universitätsmedizin Berlin, University of Bari, The George Institute for Global Health, Imperial College London e provedores de diálise Fresenius Medical Care, Diaverum e B. Braun Avitum.
Embora a hemodiálise seja o tratamento padrão na maioria dos países, a hemodiafiltração permanece subutilizada em certas regiões e ainda não foi adotada em lugares como os EUA.
“A Fresenius Medical Care é pioneira na inovação das tecnologias de diálise, e continuará a explorar novos métodos e promover terapias com o objetivo de melhorar a vida de pacientes com falência renal em todo o mundo”, enfatizou Frank Maddux, MD. “Explorar formas de promover a hemodiafiltração e tornar esta opção terapêutica mais facilmente acessível aos pacientes que atendemos é um dos nossos objetivos cruciais.”
A Fresenius Medical Care é a fornecedora líder mundial de produtos e serviços para indivíduos com doenças renais, dos quais cerca de 3,9 milhões de pacientes em todo o mundo passam regularmente por tratamento de diálise. Por meio de sua rede de 4.060 clínicas de diálise, a Fresenius Medical Care oferece tratamentos de diálise para aproximadamente 343.000 pacientes em todo o mundo. A Fresenius Medical Care também é fornecedora líder de produtos de diálise, como máquinas de diálise ou dialisadores. A Fresenius Medical Care está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt (FME) e na Bolsa de Valores de Nova York (FMS)