Apesar de algumas semelhanças complicarem o diagnóstico de TDAH e Superdotação existem algumas diferenças importantes que precisam ser observadas, ressalta o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é uma condição que afeta a capacidade de concentração e controle de impulsos, ela tem sido cada vez mais diagnosticada atualmente, o que a fez ser alvo de diversos estudos voltados a analisar melhor o seu desenvolvimento, efeitos e relação com outras condições, como a superdotação.
É isso que o novo estudo “Comparação entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, e Superdotação”, realizado pelo Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, trata.
“A superdotação e o TDAH são bem diferentes, embora algumas pessoas com TDAH possam parecer mais inteligentes devido ao pensamento acelerado. No entanto, enquanto o TDAH envolve desatenção e hiperatividade, prejudicando a aprendizagem, a superdotação destaca-se pela inteligência acima da média. Por isso, é importante analisar as duas condições e entender até que ponto elas são similares ou possuem diferenças”, explica Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
É possível ter TDAH e superdotação ao mesmo tempo?
A superdotação e o TDAH podem ser bastante parecidos em alguns pontos, o que gera confusão em alguns diagnósticos, principalmente quando as duas condições coexistem, explica o Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
“As semelhanças entre o TDAH e a superdotação podem causar diagnósticos equivocados, mas comumente a superdotação também pode “esconder” o TDAH, e vice-versa, devido a sintomas que dificultam a observação do comportamento do indivíduo”.
“Alguns estudos indicam que cerca de 8,8% das crianças com TDAH são superdotadas, enquanto outros apontam que 18% das crianças superdotadas têm TDAH, podendo ser ainda mais expressivo em alguns casos. Há menções de até 50% de casos em outros estudos. Além disso, sugere-se uma possível relação entre genótipos propensos a uma maior inteligência fluida e condições como TDAH, autismo, entre outros, influenciadas por fatores ambientais ou no neurodesenvolvimento”, afirma.
TDAH e Superdotação
O cérebro de pessoas com TDAH e pessoas com superdotação funciona de formas diferentes, explica Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
“Observando como o cérebro funciona nas duas condições, observamos diferenças importantes em pessoas com TDAH, especialmente relacionadas à hipoexcitação. Essas mudanças afetam a atenção e a capacidade de controlar reações, contribuindo para os desafios enfrentados por quem tem TDAH. Já em pessoas superdotadas, percebemos um cérebro mais eficiente, com padrões de atividade neural organizados”.
“A confusão em relação ao pensamento rápido e velocidade de processamento, frequentemente associada ao TDAH, torna difícil diferenciar as duas condições. A intensidade emocional em superdotados pode causar distração em ambientes menos estimulantes, tornando a identificação ainda mais complexa”, explica Dr. Fabiano.
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Sobre Dr. Fabiano de Abreu
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 220 artigos científicos e 17 livros.