A Farmarcas – administradora de redes de farmácias – mostrou sua força no mercado, projetando um grande crescimento para o ano de 2021, isso depois de ter atingido grande parte de suas metas para 2020. Esses foram importantes fatos apresentados durante o Conexão Farmarcas, que neste ano aconteceu no formato digital.
Os dados foram passados durante a apresentação do diretor geral da Farmarcas, Paulo Costa, que falou do crescimento recente da empresa e projeções para o futuro. “Quando fizemos nossas projeções para 2020 não estava em nosso radar a pandemia, contudo, essa teve um impacto muito pequeno em nossas projeções, mas fizemos algumas readequações no meio do caminho, lembrando que a empresa apresentou altos ótimos índices, mas com um crescimento sustentável”, explica.
Um primeiro ponto relevante apresentado foi o crescimento no número de lojas, sendo que a Farmarcas projeta inaugurar até o fim deste ano 190 lojas, atingindo o total de 1.230. Além disso a empresa deverá finalizar o ano com 132 em processo de montagem. A abertura de lojas foi uma das que mais sentiram dificuldade no período, pela dificuldade em realizar as inaugurações e pela falta de materiais para montagem no mercado.
“Mesmo com todas as dificuldades foi um número alto de abertura, estando isso diretamente relacionado aos resultados apresentados pelas nossas lojas. A satisfação dos proprietários é um dos nossos principais motivadores para o crescimento, sendo que das aberturas grande parte foi feita por quem já tinha lojas”, explica Paulo Costa.
Crescimento acima do mercado
Além de uma abertura extraordinária de lojas, a Farmarcas apresentou um crescimento igualmente significativo em relação ao faturamento. Comparando o período dos últimos 12 meses findados em outubro de 2020 com o mesmo período do ano anterior, a administradora apresentou um crescimento de 34,3% em seu faturamento. Além disto, a Farmarcas triplicou seu faturamento nos últimos 4 anos
“A projeção é fechar o ano com as lojas das redes movimentando entre R$ 4 bilhões, como havíamos projetado. O número é totalmente factível, sendo que de janeiro a outubro deste ano faturamos R$ 3,4 bilhões, faltando ainda dois meses “, analisa o diretor geral.
Outro ponto relevante é em relação ao resultado operacional anual das lojas, sendo que as farmácias obtiveram um lucro líquido acima de 10% (até agora se tem 12,93%), mostrando um trabalho para as lojas venderem e terem resultados.
Objetivos para 2021
Para 2021 os objetivos da administradora de redes continuam ambiciosos, primeiro é terminar o ano com 1.500 lojas. Outro ponto é fazer com que o faturamento cresça 30% em relação ao período anterior, mantendo o lucro das lojas superior à 10%.
“Também temos outros cinco importantes objetivos para traçados para o futuro da Farmarcas, que são: fortalecer Relacionamento com parceiros; acelerar a jornada digital dos clientes, associados e dos processos internos; melhorar a comunicação e criar canal de capacitação do empresário e seus colaboradores; manter a certificação GPTW e continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria, e proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas”, conclui Paulo Costa.