*FBH e lideranças da saúde suplementar reforçam compromisso com a qualificação no 1º Encontro de Hospitais de Alagoas*
O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Reginaldo Teófanes, reforçou nesta quinta-feira, durante a cerimônia de abertura do 1º Encontro dos Hospitais, Clínicas e Estabelecimentos de Saúde do Estado de Alagoas e do 9º Seminário de Transformação da Gestão em Saúde – realizado em Maceió –, o compromisso da FBH e de suas federadas com a qualificação da rede hospitalar brasileira.
Em seu discurso institucional, Reginaldo Teófanes parabenizou a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de Alagoas (AHEAL), o SINDHOSPITAL e o Grupo Giovanoni, as instituições realizadoras, pela visão e coragem de promover um encontro tão essencial para o fortalecimento do setor hospitalar alagoano e nacional.
De acordo com ele, o setor saúde enfrenta desafios históricos, como a alta carga tributária, a necessidade permanente de recursos e a urgência de uma gestão cada vez mais qualificada. Ele também mencionou o papel da FBH em somar esforços com lideranças e a sociedade, dialogando e interagindo com os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Seguiremos firmes na missão de representar, apoiar e fortalecer os hospitais brasileiros, sempre abertos ao diálogo e à cooperação. Encontros como este criam a sinergia indispensável para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a construção conjunta de soluções que impactam diretamente a vida da população”, frisou o presidente.
A solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades públicas, lideranças institucionais, especialistas e gestores, teve seu ponto alto na palestra magna, ministrada pelo presidente da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo (AHOSP), Anis Ghattás.
Com uma trajetória sólida em gestão (MBA FGV/PUCRS) e formação internacional (extensão em cardiologia por Harvard), Anis Ghattás abordou os “Desafios do Orçamento da União e a performance hospitalar: Lições de 2025 e Caminhos Estratégicos para 2026”.
Após a palestra, o debate reuniu importantes nomes para aprofundar as discussões estratégicas: Dr. Carlos Hiran Goes de Souza, CEO da API – Accreditation Pathways Institute (Portugal), Dr. Adelvânio Francisco Morato, ex-presidente da FBH e presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, e Dr. Dácio Guimarães, Conselheiro do SINDHOSPITAL.