FBH lidera comitiva brasileira no 46º Congresso Mundial de Hospitais, em Portugal

Participação brasileira foi novamente destaque no evento, considerado um dos principais do calendário mundial da Saúde

O Brasil, mais uma vez, marcou presença em um dos eventos mais respeitados do setor hospitalar mundial. O 46º Congresso Mundial de Hospitais, realizado em Lisboa – Portugal, entre os dias 25 e 27 de outubro, contou com a participação expressiva da delegação nacional, liderada pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Promovido pela International Hospital Federation (IHF), o evento debateu o tema central: “Global Learning, Local Action” (Aprendizagem global, ação local”).

O Congresso Mundial dos Hospitais (WHC) é um fórum global único que reúne líderes e gestores de hospitais, serviços e organizações de saúde, de mais de 70 países, para partilhar conhecimentos e boas práticas, trocar ideias e inovações e estimular networking entre a comunidade internacional de Saúde. Na edição deste ano, o Congresso contou com mais de 30 sessões plenárias paralelas, com a participação de aproximadamente 200 palestrantes renomados, 150 apresentações de pôsteres e mais de 13 expositores do setor.

“A FBH alcançou um marco sem precedentes na representação do setor hospitalar brasileiro, ao romper fronteiras e assumir também o protagonismo no cenário global, ao tornar-se membro do Conselho Governamental da IHF. Hoje, estamos aqui participando com uma grande comitiva, trocando experiências e contribuindo significativamente para a realização deste grande evento. Queremos que o encontro no próximo ano, no Rio de Janeiro, seja um evento histórico”, destacou o presidente da FBH e anfitrião do próximo congresso mundial, Adelvânio Francisco Morato.

Programação

Os primeiros dois dias do Congresso em Lisboa foram marcados por reuniões de grande relevância, incluindo encontros estratégicos entre os principais líderes internacionais do segmento. A delegação brasileira acompanhou workshop interativo desenvolvido pelo Centro de Sustentabilidade de Genebra, da IHF, sobre Liderança em Saúde para a Sustentabilidade: “O caminho para as emissões zero na Saúde – Liderar o presente e o futuro”.

O painel incluiu palestras, mesas redondas e oportunidades de networking. Os participantes da Masterclass também ganharam três meses de acesso ao Carbon Emissions Learning Lab (CELL) – uma plataforma de simulação desenvolvida para líderes hospitalares para apoiar a tomada de decisões informadas e orientadas para a sustentabilidade, identificando a pegada carbônica e a quantidade de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O Brasil foi representado no painel pelo especialista em gestão hospitalar, Marco Bravo, que palestrou sobre “O caminho para as emissões zero na Saúde – Liderar o presente e o futuro”. Indicado pela FBH para compor os Jovens Líderes Executivos da IHF, Bravo participou da mesa com Miguel Lopes, administrador hospitalar.

Outro momento especial de conexões e network proporcionado pelo IHF foi o jantar para membros do Conselho Governamental, realizado no dia primeiro dia de congresso, 24 de outubro. O encontro reuniu grandes nomes do setor hospitalar mundial para incentivar o relacionamento entre líderes de diferentes países. Como membro representante do Brasil no Conselho, o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato, também destacou a importância do país fazer parte desses encontros.

“O Brasil é um dos maiores sistemas de saúde do mundo, e o único país a ofertar saúde pública e integral para mais de 200 milhões de habitantes. Portanto, temos uma experiência que é bastante reconhecida e respeitada mundialmente, e por isso mesmo precisamos estar sentado ao lado dos principais expoentes do setor para discutir de igual para igual as transformações e os rumos da Saúde”, frisa Morato.

Ações da FBH

Durante o evento, a FBH protagonizou momentos especiais de interação e conexão, para apresentar às lideranças internacionais a experiência brasileira na produção de conteúdos voltados à qualificação profissional no setor. A FBH lançou oficialmente a versão em inglês do volumes 4 do Manual do Gestor Hospitalar, obra que já é referência no Brasil na atualização e na capacitação de técnicos e gestores que atuam na área, e também a versão em inglês da edição especial da Revista Visão hospitalar.

A cerimônia de encerramento do Congresso da IHF marcou a passagem de bastão de Portugal ao Brasil, que terá a missão de sediar o próximo encontro, previsto para acontecer na cidade do Rio de Janeiro. O evento será promovido pela FBH em parceria com a IHF.

“Parabenizamos nossos irmãos portugueses pelo excelente encontro promovido, que contou com uma programação científica muito bem elaborada e uma organização impecável. Isso nos enche de responsabilidades para que possamos também entregar no próximo ano um encontro à altura. Queremos fazer do congresso no Rio de Janeiro um evento marcante para a história do IHF, e para isso já começamos a trabalhar duro na organização”, acrescenta o presidente da FBH.