O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Reginaldo Teófanes, participou nesta quarta-feira, 24, da cerimônia de abertura do AHOSP Experience, realizado em São Paulo pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP). Também esteve presente, acompanhando o presidente, o superintendente da FBH, Luiz Fernando C. Silva.
O encontro reuniu autoridades, gestores e especialistas para discutir os principais desafios e perspectivas da saúde paulista e nacional. A programação incluiu debates sobre políticas públicas, sustentabilidade, gestão financeira e formação em saúde, com destaque para a palestra magna do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que analisou o cenário da saúde no Brasil e seus impactos em São Paulo.
Para o presidente da FBH, a presença em eventos como o AHOSP Experience é fundamental para ampliar o diálogo institucional e defender o fortalecimento dos hospitais em todo o país.
“A AHOSP mostra, com esta iniciativa, a importância de abrir espaços de convergência entre lideranças do setor. A FBH se soma a esse esforço com a convicção de que só por meio da cooperação e do debate técnico poderemos avançar em soluções sustentáveis para o sistema de saúde brasileiro”, destacou Reginaldo Teófanes.
O presidente da AHOSP, Anis Mitri, reforçou a relevância da iniciativa como instrumento de mobilização do setor: “O AHOSP Experience nasce da convicção de que o fortalecimento do sistema de saúde paulista passa, necessariamente, pelo diálogo qualificado e pela articulação entre os setores público e privado. Queremos transformar conhecimento em ação e relações em resultados concretos para a saúde em nosso estado”, afirmou.
Programação
Ao longo da manhã, o AHOSP Experience promoveu um circuito de debates que conectou análise de cenário, políticas públicas e gestão hospitalar, reunindo especialistas de diversas áreas.
O deputado estadual Dr. Elton de Carvalho Júnior, integrante da Bancada da Saúde na Assembleia Legislativa de São Paulo, abordou as prioridades legislativas e a articulação entre estado e municípios. Já o especialista em custos hospitalares Marcelo Carnielo, diretor de Serviços da Planisa, apresentou estratégias para a racionalização de recursos e a busca por modelos de sustentabilidade financeira.
O painel também contou com a participação do presidente do Cremesp, Angelo Vattimo, e da vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, que discutiram governança clínica, qualidade do cuidado e segurança do paciente.
A presidente da ABRAMEDE, Maria Camila Lunardi, trouxe reflexões sobre os desafios da urgência e emergência no país. Além disso, presidentes de consórcios intermunicipais de saúde e outras autoridades reforçaram o caráter federativo e cooperativo da iniciativa, ampliando as perspectivas de integração para o fortalecimento do setor.