Profissionais atuam em diversas áreas, que vão além de promover boa comunicação

A base do desenvolvimento humano e de qualquer relação é a comunicação. Por isso, é imprescindível que as pessoas mantenham uma boa saúde, sempre que possível. E cada vez mais, profissionais estudam e trabalham com o aprimoramento da comunicação, justamente por entenderem a importância perante a sociedade.

Nesse sentido, apresenta-se o fonoaudiólogo, um especialista da área da saúde responsável pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças. Isso envolve a linguagem humana por meio da fala, escrita e audição. Mas essa profissão, que tem crescido cada vez mais, não se resume apenas a essas ações citadas acima. Há uma complexidade maior que pode ser entendida acompanhando o texto abaixo!

Áreas de atuação clínica

Os fonoaudiólogos podem atuar em diversas áreas dentro de uma unidade hospitalar, seja na parte de terapia intensiva, internação (enfermaria) ou ambulatório. Independentemente disso, a função deste especialista é trabalhar com o paciente de forma precoce, preventiva e intensiva.

Ele também consegue ter especialidades para ter um conhecimento mais aprofundado em uma área, como neurologia, oncologia, pediatria, cardiologia, pré e pós-operatório, entre outras. A partir daí, o médico consegue disponibilizar uma triagem, além de oferecer suporte técnico e prático à equipe multidisciplinar.

Por exemplo, um paciente que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e teve parte da comunicação afetada, assim como alteração em outras partes neurológicas. No caso da fala, o fonoaudiólogo irá ajudar a minimizar este problema o máximo possível, em alguns casos podendo até reverter por completo.

Além da comunicação

Outro exemplo que compõe a complexidade dos profissionais que trabalham nesta área é ajudar o paciente com a deglutição, sucção, mastigação ou até mesmo respiração. Quando uma determinada pessoa ficou muito tempo se alimentando por meio de sonda, ela precisará de auxílio para voltar a comer normalmente.

Especializações que se destacam

Para quem está pensando em fazer ou já está finalizando uma faculdade de fonoaudiologia, há algumas especializações que se destacam:

  • Saúde coletiva: quando profissionais trabalham em aspectos referentes à audição, fala, linguagem escrita e oral.

  • Voz: estudo e pesquisa da voz, promovendo a saúde bucal como um todo, principalmente tratando de doenças como rouquidão, voz áspera, etc.

  • Audiologia: neste caso, os especialistas vão atuar na prevenção, promoção, diagnóstico ou reabilitação da função de fala ou de audição.

  • Motricidade orofacial: esta especialização é responsável por trabalhar aspectos mais estruturais, como regiões cervicais ou orofaciais.