Fundação La Roche-Posay estimula iniciativas para bem-estar físico e emocional de crianças em tratamento

Desenvolvidas por sete especialistas, as chamadas ‘Massagens Mágicas’, trazem movimentos simples e inspirados em canções infantis, que melhoram a qualidade de vida de crianças com câncer e ajudam a restaurar os laços emocionais

O isolamento social durante o tratamento oncológico infantil tem um impacto ainda maior na qualidade de vida das crianças e de seus familiares e, durante o mês destinado à conscientização do câncer infanto-juvenil, a Fundação La Roche-Posay difunde suas soluções reais como técnicas de massagem especiais e portal informativo com o intuito de promover o bem-estar e a qualidade de vida, fundamentais para o processo de tratamento e cura.

Desenvolvidas por sete especialistas na área – enfermeiras certificadas, uma especialista em puericultura, uma esteticista, uma dançarina, uma terapeuta ocupacional e uma fisioterapeuta -, as chamadas ‘Massagens Mágicas’ proporcionam um momento relaxante para crianças que passam pelo tratamento da doença, no hospital ou em casa, com movimentos suaves inspirados em canções infantis. Eles ajudam a restaurar os laços emocionais que podem ter sido desgastados pelo processo de tratamento, na qual os pais e/ou responsáveis muitas vezes focam tanto na recuperação da criança, que esquecem dos momentos de qualidade em um ambiente que muitas vezes pode ser de difícil enfrentamento, tanto para as crianças quanto para suas famílias.

Respeitando as particularidades da doença com tempo, ritmo, intensidade dos movimentos e pressão, além de diferenças culturais, as massagens tiveram seus benefícios comprovados em crianças que recebem tratamentos contra o câncer, e podem ser realizadas pelos próprios pais. A Fundação La Roche-Posay tem uma série de tutoriais em vídeo e um conjunto de cartões disponíveis para ajudar os pais a aprenderem a fazer as massagens. Os tutoriais podem ser encontrados no canal oficial, ‘Massagens Mágicas’, no YouTube, e os cartões são fornecidos às equipes médicas gratuitamente.

“Normalmente não ouvimos muito sobre isso, mas o tratamento oncológico infantil, durante o isolamento social, é um problema real para crianças e seus familiares. Este é o motivo pelo qual trabalhamos em conjunto com os melhores médicos e especialistas científicos, para desenvolver soluções reais. Nosso objetivo é difundir essas informações para que o máximo de crianças e famílias seja beneficiado, demonstrando todo o nosso cuidado e apoio. Ao redor de todo o planeta, 400 mil crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano, temos um importante papel coletivo a desempenhar”, observa Maíra da Matta, Diretora da La Roche-Posay no Brasil.