Startups escolhidas por júri concorrem a 50 mil reais e mentoria de três meses da NTT DATA Brasil
A Fundação NTT DATA Brasil, que tem por objetivo incentivar o empreendedorismo, a inovação e o compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, anuncia as seis startups finalistas do 8° Prêmio eAwards: são as empresas SAS SMART, Connect 4.0, Lysa, Harpia Health Solutions, VivMais e Salvus. Na edição deste ano, foram recebidos 154 projetos.
O pitch day foi realizado no dia 6 de setembro, para um júri de 25 pessoas, entre os quais estão jornalistas, médicos, investidores e executivos das áreas de Saúde e Inovação. O vencedor será revelado em 15 de setembro, e ganhará, além de 50 mil reais, mentoria de três meses da NTT DATA Brasil para fomentar o desenvolvimento de seu negócio.
Além disso, a startup escolhida irá ao NTT DATA Talent Week, de 18 a 20 de outubro em Madri, e participará do eAwards Global, com os vencedores das respectivas competições realizadas em diversos países da Fundação NTT DATA, na Europa e América Latina. O vencedor ganhará 60 mil euros e um programa de aceleração exclusivo.
As startups finalistas se adequaram às seguintes categorias:
Telehealth: Startups que promovam ampliação da assistência em saúde por meio do uso de ferramentas de tecnologia interativas nos serviços públicos e privados. Poderão concorrer experiências de teleconsultas, telemonitoramento, teleorientação, tele-educação, telematriciamento e Segunda Opinião Formativa (SOF), com base nas definições do Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde do Ministério da Saúde (2019).
Eficiência operacional aplicada à gestão de saúde: Startups com foco na maior eficiência e efetividade na gestão administrativas e assistenciais de serviços públicos ou privados, que promovam inovação através da incorporação de novas ferramentas e tecnologias, que confiram maior produtividade, eficiência, e qualidade, nos âmbitos hospitalares, seguradoras/operadoras de saúde, laboratórios e outros elos da cadeia de saúde.
Tecnologias dos projetos
A Inteligência Artificial foi a tecnologia mais usada nas iniciativas inscritas, estando presente em alguma forma em 24%. Também se destacam o uso de aplicativos mobile (20%) e dispositivos IoT (11%).
De acordo com o head da Fundação NTT DATA, Antônio José da Silva, a prioridade foi escolher projetos cuja atuação se converte em alto impacto social. “Temos o compromisso de fomentar a transformação socioeconômica brasileira. Nossos seis finalistas possuem potencial para transformar práticas, processos e tecnologias na Saúde, ultimamente melhorando a vida das pessoas”, afirma.
O eAwards Brasil 2022 é uma parceria da Fundação NTT DATA Brasil com Cubo, InovaHC, Porto Digital, Neurônio, CheckList e Linka. Antigo Empreenda Saúde, se tornou referência de inovação e empreendedorismo no mercado nacional. Entre as startups que se destacaram em edições anteriores estão: Anestech, que promove a transformação digital por meio da anestesiologia; Epistemic, com solução para detecção antecipada de surtos epiléticos; Fófuuu, software para tratamentos de fonoaudiologia; Phelcom, retinógrafo portátil; Nuclearis, sistema baseado em medicina nuclear; a Neurobots, que criou um exoesqueleto controlado pelo cérebro, que ajuda na recuperação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs), e a Cor.Sync, solução para diagnóstico rápido e preciso de infarto, idealizada para ser usada no atendimento de emergência hospitalar. Estas startups ganharam outros prêmios e conseguiram aportes de importantes players do mercado.