Entre as novidades dessa edição está o palco Demonstração de Soluções, que traz 180 empresas para expor a inovação em aplicações no setor da saúde

Para conferir a programação completa, clique aqui

As mudanças aceleradas que a tecnologia trouxe para as finanças, relações pessoais e entretenimento também já estão incorporadas à saúde e não param de surpreender. Durante o Healthcare Innovation Show (HIS) 2023, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista, cases reais de transformações tecnológicas e a necessidade de comunicação, colaboração e integração no setor serão exibidos e discutidos por especialistas em cinco palcos: CEO SummitCIO SummitInovando o CuidadoComunidade TechDemonstração de Soluções.

No palco CEO Summit, grandes líderes do setor se encontrarão para abordar temas como gestão e estratégia, trazendo para o público pontos importantes para o ecossistema de saúde, tais como regulação, saúde digital, ESG, questões relacionais dentro das empresas e com os pares, integração de dados e o que compõe o valor das empresas de saúde. Os debates desse palco trarão insights importantes voltados à inovação da alta gestão, com abordagens para quem está no dia a dia, exercendo o cargo de CEO e liderança.

Nomes importantes do mercado estarão no palco Comunidade Tech para discutir como a tecnologia pode ser útil para uma saúde disruptiva. Atualmente já são mais de 1000 healthtechs em operação que têm como objetivo atuar junto às instituições em busca de soluções para um desenvolvimento sustentável do setor. Nesse palco, as healthtechs terão espaço para conversar sobre o cenário atual de inovação, os desafios enfrentados e as oportunidades existentes no setor.

Uma das grandes atrações do HIS será o palco Demonstração de Soluções, apoiado por 180 empresas de tecnologia. Nesse espaço, os visitantes poderão conhecer de uma forma direta e rápida as ideias baseadas nas novas tecnologias para o aperfeiçoamento do trabalho das empresas que integram o ecossistema da saúde. As soluções serão agrupadas em 9 categorias: Segurança e privacidade de dados; Telessaúde; Plataformas de inteligência hospitalar; Dispositivos médicos e equipamentos; Produtos e serviços em saúde digital; Análise de dados e inteligência artificial; Infraestrutura digital; Interoperabilidade e Consultoria de serviços.

“Acreditamos no poder transformador das plataformas, capazes de agregar informações, serviços, além de contribuir na jornada do paciente, gerar dados mais precisos e possibilitar um uso mais inteligente dos recursos. A ideia do HIS é conectar a comunidade de inovação em saúde, trazer o que pode ser aprimorado, substituído e viabilizado, utilizando a tecnologia como meio para viabilizar transformações significativas”, afirma Eduardo Barros, diretor de Negócios da divisão de Healthcare da Informa Markets.

Entre os keynote speakers está Tiago Matos, com a palestra “Os Futuros da Saúde – Como podemos pensar a saúde menos pela lógica reativa e standard e mais pela lógica preventiva, digitalizada, personalizada, automatizada e distribuída?”. Matos é cofundador da Aerolito, internacionalmente conhecido como um expert em futuros, tendo compartilhado suas ideias na ONU, em Genebra. Atualmente é membro do corpo docente da Singularity University (EUA) e é coautor da versão brasileira da coletânea ‘Letter to My Younger Self’ junto com cartas de Paul McCartney, Ariana Huffington, do Chef Jamie Oliver, do astronauta Buzz Aldrin e outros 80 nomes internacionais.

Falando sobre o tema “Plataformas, ecossistemas e inovação em saúde” no HIS, Sílvio Meira é o outro keynote speaker que traz abordagens e insights inovadores para o evento. Fundador e cientista-chefe da TDS Company, professor extraordinário da Cesar School e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, ele faz parte de comitês consultivos e de inovação de várias companhias, trabalhando com transformação digital, estratégia, engenharia de software, inovação, novos negócios e educação.

Temas como 5G aplicado à gestão de saúde, impacto de wearables no cuidado do paciente, papel da regulação no avanço da saúde digital no Brasil, uso de tecnologias com foco em acessibilidade assistencial, gestão de hospitais baseada em dados para mais governança, como as grandes empresas lidam com as startups, além da exibição de vários cases de sucesso em inovação, serão apresentados por hospitais, laboratórios e outros grandes grupo de saúde.

Para conferir a programação, clique aqui.

Veja o que os expositores e patrocinadores (em ordem alfabética) levarão para o HIS 2023:

be3 health tech
A be3 health tech apresentará no HIS 2023 soluções completas para a Jornada Digital do Paciente. As soluções visam melhorar o relacionamento do paciente com instituições de saúde através do uso de tecnologia avançada, com foco na redução de custos e aumento da receita. Essa abordagem vai desde a confirmação de consultas via WhatsApp até o check-in automatizado, abrangendo todo o ciclo da jornada do paciente, incluindo o pós-atendimento. A automação de processos proporciona benefícios financeiros diretos, como a redução de custos operacionais, o aumento da receita devido à redução de faltas sem aviso prévio e uma maior fidelização dos pacientes devido à conveniência da experiência digital.

BD Rowa™
O BD Rowa™ é o robô, com Inteligência Artificial que coleta e faz a dispensação de medicamentos em até 30 segundos. Ele apresenta uma série de funcionalidades para o varejo farmacêutico, centros de distribuição e hospitais, tornando a operação de gerenciamento de medicamentos automático mais ágil e eficiente. Fabricado e distribuído pela BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica no mundo, o robô faz o recebimento, armazenamento, dispensação e controle de produtos, incluindo o nível do estoque e as datas de vencimento dos produtos.

Bionexo
Com participação de seus dirigentes Rafael Barbosa e Ubirajara Maia nos Palcos CEO e CIO, a Bionexo discute no evento a adoção de tecnologias em nuvem e a inteligência embarcada nos sistemas de saúde. A empresa apresenta tecnologia no modelo SaaS para digitalizar a gestão de instituições de saúde. Suas soluções privilegiam a inteligência de dados e facilitam a interação entre prestadores de saúde e fornecedores, o que torna a gestão mais ágil, transparente, segura e colaborativa. A Bionexo é uma empresa de tecnologia feita para o mercado de saúde e atende todo o ciclo de gestão, com soluções que vão desde o planejamento de compras até o ciclo da receita. Nesse ecossistema, o propósito é sempre conectar prestador e fornecedor, em fluxos integrados, entregando mais eficiência para que os gestores de saúde foquem em seu core business. Com isso, o impacto se vê mais a frente, na qualidade do atendimento prestado ao paciente.

Boston Scientific do Brasil
A Boston Scientific do Brasil (BSB), líder global em tecnologia médica, mostrará as suas soluções Beyond Care, bem como parcerias estratégicas de inovação, durante o HIS 2023. A Boston Scientific também contará com uma programação de palestras no dia 20. No Palco de Demonstração de Produtos e Soluções, às 10h30, o Business Partner de Inovação em TI para o Brasil e Cone Sul da Boston Scientific, Eduardo Beljavskis, apresentará um pitch sobre a cultura de inovação da companhia, denominada BSB Innovation Garage. O profissional também estará no Palco Comunidade Tech, às 11h30, para falar a respeito da cultura de inovação aberta na indústria da saúde. Mais tarde, às 14h25, o Treasury Manager Paulo Scarabel levará a solução Leap+ para mais um pitch no Palco de Demonstração de Produtos e Soluções. Por fim, às 14h45, a Diretora de Contas Estratégicas da Boston Scientific, Priscilla Franklim Martins, fará uma apresentação sobre o modelo de negócios BeyondCare: Cuidado aos Pacientes e ao Ecossistema de Saúde no Palco CEO Summit.

Datasigh
A Datasigh estará presente no HIS 2023, onde apresentará soluções ERP para hospitais, clínicas e centros médicos, visando otimizar processos e melhorar a qualidade do atendimento ao paciente na era da Saúde 4.0. Sua plataforma abrange uma ampla gama de recursos, incluindo módulos inteligentes e integrados, agendamento online, gestão de fluxo de atendimento, prontuário eletrônico, alertas inteligentes, gestão de pacientes crônicos, rastreabilidade de medicamentos, Business Intelligence e integrações com outras soluções do mercado. A empresa se destaca na transformação digital do setor de saúde, proporcionando acesso em tempo real a informações clínicas e financeiras, contribuindo para a melhoria geral da gestão e qualidade do atendimento.

Digitro Tecnologia
A Dígitro Tecnologia lançará no HIS 2023 a plataforma LICA de monitoramento de idosos, visando abordar as necessidades relacionadas ao envelhecimento da população e aos desafios enfrentados por profissionais de saúde e cuidadores. Essa solução abrangente, destinada a empresas cuidadoras de idosos, planos de saúde, hospitais e clínicas, permite o monitoramento de pacientes por meio de um aplicativo dedicado, com destaque para seu sistema de alertas que notifica os cuidadores sobre a necessidade de apoio e o monitoramento de dados vitais.

Doutor ao Vivo
O Doutor ao Vivo, líder em Saúde Digital, participará do HIS,  com destaque para sua plataforma de inovação em saúde e soluções de pronto-atendimento virtual. O Doutor ao Vivo busca revolucionar o acesso aos cuidados médicos no Brasil, unindo tecnologia, inovação e cuidados de saúde para tornar a assistência médica mais acessível, eficiente e centrada no paciente. A empresa está moldando o futuro da saúde por meio de soluções de pronto-atendimento virtual de vanguarda.

EVOLV
A EVOLV apresentará no HIS 2023 sua solução de limpeza sob demanda, que utiliza IoT e IA para otimizar a higiene de banheiros de forma profissional e eficiente. Essa abordagem permite direcionar os recursos de limpeza apenas quando necessário, resultando em economia de tempo e esforço, com redução de custos de aproximadamente 40%. Além disso, o rastreamento preciso garante um ambiente limpo e confortável, aumentando a satisfação do usuário. A EVOLV destaca-se como referência na tecnologia e desenvolvimento de limpeza sob demanda.

Funcional Health Tech
A atuação de empresas de tecnologia dentro da indústria farmacêutica, evidenciando a jornada de tratamento dos pacientes, será abordada pela Funcional Health Tech, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil. A empresa participa de três painéis, nos quais aborda o uso de tecnologia na indústria farmacêutica, a jornada de adesão e relacionamento com o paciente e data analytics: “Jornada de adesão e relacionamento com o paciente: como inovar?”, “Data Analytics” e “Como o uso de tecnologia integra a indústria farmacêutica com a jornada de tratamento do paciente”.

hCentrix
A hCentrix apresentará no HIS 2023 sua solução de Gestão de Saúde Populacional Dinâmica (GSP-D) criada para gerenciar a jornada do paciente e combater o desperdício no setor de saúde. Essa solução utiliza uma análise individual em real time, fazendo a gestão de 100% dos beneficiários e os classificando em mais de 85 cluster de saúde. A solução possibilita que diferentes áreas de uma OPS e de corporações de saúde atuem de forma proativa e precoce na jornada do paciente, priorizando grupos de acordo com o risco de saúde. Além disso, a GSP-D oferece uma visão gerencial mais ampla com informações inteligentes, aumentando a eficiência dos programas de cuidados e proporcionando oportunidades reais de redução dos custos médicos.

Health ID
A Health ID apresentará no HIS 2023 sua solução inovadora de coleta de sangue Health ID PSD e sua capacidade de revolucionar a indústria de exames laboratoriais. Entre diversas vantagens, a coleta de sangue capilar (4 gotas de sangue extraídas de um dos dedos da mão) pode ser realizada em casa, na empresa, nas unidades de saúde ou em tribos indígenas. Além disso, a amostra não apresenta risco de contaminação, o que viabiliza a logística simplificada, como pelos correios, por exemplo. Também não necessita de refrigeração para armazenar a amostra, se mantendo estável por até 12 dias após a coleta. O CEO, Eduardo Della Giustina, apresentará a solução, dia 20, às 14h45, no palco Comunidade Tech e também no palco Demonstração de Soluções.

InterSystems
A Intersystems, empresa global de tecnologia dedicada a auxiliar clientes a alcançarem melhores resultados com base em seus dados, estará presente na HIS 2023, promovendo a discussão sobre os benefícios e os obstáculos inerentes ao compartilhamento de informações na área da saúde. Teresa Sacchetta, diretora da área de Saúde na InterSystems, participa do painel “Reais possibilidades do RNDS e competências do Open Health no compartilhamento de dados em saúde” no dia 21, às 10h30, no palco CIO Summit.

Johnson & Johnson MedTech
A Johnson & Johnson MedTech estará no HIS 2023, participando do painel sobre “Uso de IA para diagnóstico de doenças subnotificadas | Arritmias”, que acontecerá no dia 21, às 13h55, no palco CIO Summit. O painel contará com a presença de Rafael Gris, diretor da Unidade de Negócios de Soluções Cardiovasculares da J&J MedTech Brasi, Dr. Bruno Pinto, Diretor-Geral do Hospital Nove de Julho, e Dr. Victor Gadelha, Head de Inovação Médica em Hospitais da Dasa, com moderação de Silvia Simões, Gerente Sênior de Comunicação da J&J MedTech Brasil. Será uma roda de conversa sobre como as Arritmias tem uma baixa taxa de diagnósticos no Brasil, e como o Hospital Nove de Julho, que faz parte da Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, em parceria com a J&J MedTech Brasil, está usando Inteligência Artificial para apoiar na detecção dessa patologia. Além disso, outro tema debatido será a estruturação de uma linha de cuidado para melhor endereçar a jornada de cuidado desse paciente.

Latini Group
O fundador e CEO do Latini Group, Roberto Latini, participará da palestra “Tecnologia X Regulação Anvisa”. O objetivo é discutir em que ponto a tecnologia de saúde passa a ser regulamentada pela Anvisa, que tipo de tecnologia deve respeitar a regulação da vigilância sanitária, os critérios e requisitos exigidos. Outra questão que será abordada é como ter mais segurança por meio da blindagem regulatória. Com mais de 27 anos de mercado e mais de 32 mil processos aprovados, o Latin Group é especializado em assuntos regulatórios.

MyCareforce
A MyCareforce, plataforma que promove a conexão entre profissionais de enfermagem e unidades de saúde, marcará presença no Healthcare Innoviation Show – HIS 2023, com suas soluções para que organizações de saúde sejam mais eficientes e ágeis na contratação e profissionais e, assim, proporcionem mais flexibilidade e autonomia na vida do paciente. No dia 20, João Hugo Silva, cofundador e Co-CEO da empresa, falará um pouco sobre a MyCareforce, às 16h20, e estará à disposição para trocas sobre o futuro da saúde no âmbito da inovação.

MV
Uma das principais tendências de mercado, a Inteligência Artificial vem revolucionando a medicina ao servir de apoio ao setor e seus profissionais. Alinhada com essa inovação, a empresa irá apresentar no HIS a nova versão do PEP MV, o Prontuário Eletrônico do Paciente para hospitais, assistido pelo ChatGPT API. A solução conta com essa ferramenta para a criação de hipóteses diagnósticas a partir das informações coletadas e registradas pelo médico.  Outra inovação que estará em destaque no estande é o MV Bank, a web plataforma que simplifica e proporciona mais segurança e previsibilidade na gestão financeira das instituições de saúde. Com a solução, as organizações podem manter o pagamento do seu corpo clínico em dia com antecipação de recebíveis e conta com melhores taxas do mercado por meio da maquineta.

NeuralMed
Fundada em 2018, a NeuralMed é uma startup nativa da área da Saúde e traz ao mercado soluções de Inteligência Artificial pensadas para a melhoria contínua de todo o sistema, sempre desenvolvidas ouvindo as dores e necessidades do setor. No HIS, apresentam duas soluções inovadoras: trIA – utiliza Inteligência Artificial para triar os pacientes mais críticos através da identificação de patologias em imagens e laudos de exames radiológicos segundos após a conclusão do exame e Atlas: utiliza Inteligência Artificial (NLP) em dados clínicos não estruturados, transformando os dados analisados em informações relevantes e criando uma linha do tempo dos pacientes monitorados pela solução.

Newcheck
Atuando há mais de 20 anos em áreas de saúde, hotelaria, indústria e serviços, a Newcheck é uma empresa de tecnologia (nyx Tecnologia) focada na otimização de processos, digitalização e, agora, na sensorização de ambientes com dispositivos IoT para monitoramento de ambiente, rastreamento de ativos e colaboradores. As principais soluções são: newcheck by nyx, uma solução digital (app + dashboards + relatórios) para registros, vistorias, acompanhamento e análise de dados; tracker by nyx, conjunto de sensores (gateways e beacons) para monitoramento, rastreamento e análises (solução IoT).

Nuria
A Nuria apresentará durante o HIS 2023 sua plataforma de interoperabilidade, chamada Nuria MyConnect, que possibilita a integração segura dos dados do paciente pelos ERPs por meio de APIs. A empresa mineira, em parceria com a Memed, líder em receitas digitais, apresentará esta solução que elimina erros de duplicação de informações médicas e promove análises de dados mais precisas, melhorando significativamente os atendimentos. A plataforma MyConnect oferece interoperabilidade para soluções de saúde, apoiando a digitalização de serviços e melhorias nas rotinas institucionais do setor.

Precision Data
A Precision Data está lançando no HIS 2023 sua primeira plataforma voltada para a realização de estudos científicos na área da saúde. Esta plataforma utiliza a metodologia “Real World Evidence”, que usa dados do mundo real para gerar evidências científicas, especialmente relevante na indústria farmacêutica. A plataforma também se baseia em dados do SUS, que foram devidamente tratados e organizados por sua equipe de cientistas e engenheiros de dados. Além disso, a metodologia é respaldada pela comunidade científica OHDSI, garantindo maior qualidade e confiabilidade nas evidências científicas geradas.

Rede Parcerias
Em meio a concorrência, serviços são vistos como todos iguais pelos clientes. Por isso, é necessário oferecer diferenciais para se destacar e fidelizá-los. Esse será o tema da palestra ministrada por Eduardo Torres e Lucas Schmidt, da Rede Parcerias, empresa que cria e gere clubes de vantagens personalizados, para empresas fidelizarem clientes por meio de benefícios, interações e estratégias de comunicação. O Clube de Vantagens contempla sorteios mensais, jogos premiados, benefícios gratuitos e centenas de descontos. “Entendemos que é importante pensar em estratégias para aumentar o engajamento do seu cliente, mesmo quando ele não precisa necessariamente de um desconto ou apoio em algum serviço”, afirma Eduardo.

Scriba
Scriba é um aplicativo para smartphone que converte o áudio da conversa entre médico e paciente em um prontuário eletrônico. Essa é a solução que a Scriba traz para o HIS 2023. Utiliza inteligência artificial avançada para compreender a relação médico-paciente gravada no smartphone e a transforma em formato de anotações médicas estruturadas para prontuários. Assim, o profissional não se preocupa com anotações e pode interagir melhor.

Sicron
A Sincron participará do HIS 2023 com seu último lançamento: o Sistema ON, solução operacional de Chamada de Enfermagem com tecnologia 100% brasileira. Desenvolvido por profissionais com mais de 20 anos de experiência na área, o Sistema ON revoluciona o mercado, oferecendo uma abordagem mais eficiente e digital para a chamada de enfermagem em hospitais e instituições de saúde. Ele proporciona interfaces inteligentes que otimizam a jornada do profissional de enfermagem, aumentando a segurança do paciente e oferecendo maior controle para os gestores de saúde.

Tuinda Care
Uma solução de telessaúde que possibilita a realização de cinco exames físicos e a transmissão dos dados em tempo real é a novidade da Tuinda Care no HIS 2023. Por meio do dispositivo portátil TytoCare, o público em regiões remotas pode receber o diagnóstico a distância numa conexão com profissionais de saúde que analisem os resultados colhidos do paciente. Com ele, é possível examinar coração, pulmões, ouvidos, garganta, pele, frequência cardíaca e temperatura. Aprovado pela Anvisa, Tyto Care usa o conceito de Internet das Coisas (IoT) para oferecer atendimento rápido até mesmo para pacientes crônicos, pós-alta e com necessidades de tratamentos de alta complexidade e cuidado continuado remotamente. Duas grandes empresas já estão usando o Tyto Care: o Grupo ArcelorMittal em parceria com a Associação Abertta Saúde; e a Unimed de Belo Horizonte, que usa os dispositivos como apoio aos consultórios-cabines do HU – Betim e da Unidade Pedro I.

VipRede
A VipRede apresentará a solução VipRede Health voltada para o setor de saúde. A VipRede Health foi criada para simplificar com segurança a transformação digital no setor, atendendo a laboratórios, operadoras de saúde, hospitais e clínicas. A solução visa atender às necessidades de segurança, automatização e conformidade regulatória, permitindo que as instituições de saúde atendam aos requisitos técnicos e regulatórios, como a ONA, HIMSS e ISO 27001.

ANOTE EM SUA AGENDA
HIS 2023
Quando: 20 e 21 de setembro
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 Km – Vila Água Funda, São Paulo