Vagas são para especialização em Hematologia e Hemoterapia, Terapia Intensiva adulto e Neurocirurgia

São Paulo, novembro de 2020 – Com o objetivo de melhorar a especialização de médicos nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, Terapia Intensiva Adulto e Neurocirurgia, os Hospitais 9 de Julho e Santa Paula estão com inscrições abertas para os seus programas de residência que acontecem a partir de 2021.

O Hospital 9 de Julho possui quatro vagas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica\MEC, duas para área de Hematologia/Hemoterapia e duas para área de Terapia Intensiva Adulto. Os programas têm duração de dois anos. Os interessados podem e se inscrever no período de 31/10 até 27/12, acompanhar e  obter mais informações através edital site www.consesp.com.br , A prova da primeira fase será realizada em 11 de janeiro de 2021. 

Os médicos residentes da área de Hematologia e Hemoterapia, sob Coordenação do Dr. Celso Massumoto e equipe, passarão pelas áreas de enfermaria, ambulatório, banco de sangue, setor especializado para transplante de medula óssea, com unidade própria para cuidados intensivos, além da área de excelência em  biologia molecular, capacitando-os ao final do programa de residência para o exercício da especialidade. Além das aulas e atividades teóricas, também poderão participar de vídeo-conferências com outros serviços nacionais e mesmo internacionais.

Os médicos residentes da área de Terapia Intensiva Adulto, sob Coordenação da Dra. Mariza D’Agostino e equipe, terão oportunidade de adquirir e expandir seus conhecimentos sobre como lidar com o paciente crítico e de alto risco em leitos de UTI, plantões em UTI Geral, rotação supervisionada em Pronto-Socorro e Centro Cirúrgico e Medicina Hiperbárica, além de atividades teóricas, aulas e participação em seminários.

Os candidatos a ingressar no Programa de Hematologia\Hemoterapia deverão, como pré-requisito, ter cursado e concluído Programa de Clínica Médica credenciado pela CNRM/MEC. Para ingressar no Programa de Terapia Intensiva Adulto é preciso ter cursado e concluído Programas credenciados pela CNRM/MEC em Clínica Médica, Infectologia, Neurologia, Anestesiologia e Cirurgia Geral – nas duas modalidades: Geral e Básico.

Neurocirurgia

Já no Hospital Santa Paula há apenas uma vaga para residência em Neurocirurgia e o curso terá duração total de cinco anos. Interessados devem se inscrever pelo site www.santapaula.com.br/residencia-medica até dia 13 de novembro. “Os candidatos serão avaliados em uma prova objetiva, uma prova prática, análise curricular e entrevista, para garantir que suas competências estejam alinhadas com o curso. Ao ser selecionado, ele passará todo o período desenvolvendo suas habilidades em neurocirurgia de forma teórica e prática”, comenta Dr. Otávio Celso Gebara, superintendente médico do hospital. O programa inclui treinamentos práticos com atividades em Centro Cirúrgico, oficinas de dissecção e simulação de cirurgias, seminário e acompanhamento de projetos de pesquisa. 

A primeira prova será aplicada dia 23 de novembro. Uma vez selecionado, o candidato receberá uma bolsa auxílio de valor proporcional ao mercado, durante todo o período da residência, e ao final dos cinco anos estará apto a integrar a equipe médica do hospital. 

Sobre o Hospital 9 de Julho

Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho é referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Urologia, Trauma e Ortopedia. 

Com cerca de 2,5 mil colaboradores e 5 mil médicos cadastrados, o hospital possui 470 leitos, sendo 102 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e três para robótica, incluindo a Sala Inteligente, que permite a realização de cirurgias em sequência. 

Além disso, oferece atendimento ambulatorial no Centro de Medicina Especializada com mais de 50 especialidades e 12 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Clínica da Mulher; Longevidade, Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII) e Trauma. 

O Hospital 9 de Julho pertence à Rede Ímpar que possui 7 hospitais nos estados de São Paulo (Hospital Santa Paula e H9J), Rio de Janeiro (Hospital São Lucas Copacabana e Complexo Hospitalar de Niterói – CHN) e Distrito Federal (Hospital Brasília, Maternidade Brasília e Hospital Águas Claras) e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil e GSC Integradora de Saúde. 

A instituição possui certificação internacional de qualidade, conferida pela maior acreditadora de qualidade do mundo, a Joint Commission International – JCI, desde 2012. Sua unidade de Transplante de Medula Óssea, atualmente, é a única no mundo com a linha de cuidado certificada pela JCI.