AUSTA hospital conquista a Acreditação ONA com Excelência nível 3

Título confere à unidade, localizada na cidade de São José do Rio Preto (SP), a mais alta certificação de qualidade hospitalar concedida pela ONA

O AUSTA hospital recebeu a Acreditação com Excelência nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta certificação atesta que o AUSTA hospital alcançou excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria contínua da qualidade assistencial.

Apenas 168 hospitais têm a Acreditação nível 3, entre os milhares que existem no Brasil. Esta certificação é válida por três anos, período após o qual o hospital passa por nova avaliação, se quiser mantê-la. 

“Esta conquista premia a dedicação e o profissionalismo de nossos funcionários e corpo clínico, que, há muitos anos, aceitaram o desafio de instituir em nosso hospital a cultura da qualidade e segurança do paciente, referenciada pelos níveis 1, 2 e 3 da ONA”, lembra o cardiologista Mário Jabur Filho, diretor-presidente do Grupo AUSTA. “A ONA 3 certifica que, no AUSTA hospital, os pacientes encontram um ambiente seguro, com infraestrutura de qualidade, além de atendimento de excelência por parte dos profissionais de saúde. O cuidado na nossa instituição será cada vez mais personalizado e humanizado, próximo de cada profissional e da equipe como um todo”, completou o dr. Jabur.

ENGAJAMENTO
Segundo a enfermeira Maristela Maricato de Souza, gerente assistencial do AUSTA hospital, para se atingir a excelência em gestão, foi fundamental a mobilização de todos os funcionários para se instituir um sistema de gerenciamento completo de desempenho em todos os níveis. “Temos controle total sobre todos os indicadores em todas as áreas e níveis do hospital e avaliamos, constantemente, nossos resultados, que, em última análise, devem refletir no cuidado. Essa qualidade técnica deve chegar à percepção de quem utiliza a estrutura: pacientes, acompanhantes, nós mesmos, nossa família, bairro, cidade, toda a população”, destacou a gerente assistencial.

A Acreditação com Excelência ONA 3 sinaliza para a sociedade que o AUSTA é um hospital que busca sempre as melhores práticas para garantir a gestão da excelência, por meio de resultados obtidos em relação ao estado de saúde dos pacientes e a sua experiência positiva com o sistema de prestação do serviço. “Todos nós, ao comprar um produto ou utilizar um serviço, queremos ter certeza de que é de qualidade, nos oferece segurança. A ONA 3 atesta tudo isso para nossos pacientes”, declara o médico intensivista e cardiologista João Carlos Brufatto, diretor técnico do hospital, referindo-se ao fato de a certificação conquistada pelo AUSTA hospital ser reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Internacional de Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A segurança e a qualidade que essa certificação assegura abrangem todo o processo: estrutura física, pessoas, materiais, equipamentos, fluxos de trabalho, protocolos clínicos e registros seguros, além de outros, minimizando erros e eventos adversos na instituição”, finaliza Brufatto, representante do Conselho Diretivo da instituição no processo de preparação para a certificação, juntamente ao diretor clínico, José Antônio Zanovelli Affonso.

SATISFAÇÃO
A conquista da ONA 3 teve satisfação ainda maior para a Diretoria e os funcionários porque o AUSTA pleiteava o nível 2, por ter o nível 1 desde dezembro de 2017. Depois de três dias de auditoria em todos os setores do hospital, a Fundação Vanzolini, instituição certificadora credenciada pela ONA, concluiu que o centro médico rio-pretense atendia às exigências dos três níveis da ONA.

“Nossos avaliadores constataram que o AUSTA hospital não só atende aos padrões de qualidade e segurança e possui gestão integrada, requisitos para ser acreditado nível 2, mas também demonstrou ter uma cultura organizacional que prima pela melhoria contínua, com maturidade institucional muito grande, o que fez o hospital ser merecedor da acreditação nível 3”, explicou Bruno Casagrande, gerente de Marketing e Vendas da Fundação Vanzolini, instituição gerida pela Universidade de São Paulo (USP).