Nos reinventamos e demonstramos pioneirismo e ousadia, assumindo que chegar na frente está no nosso DNA

Eduardo Barros*

A pandemia de Covid-19 trouxe uma nova realidade para o ano de 2020. Vínhamos em uma crescente. Estávamos seguros e com tudo pronto para a 27ª edição da Hospitalar, que seria a maior de todos os tempos. Mas, o que poderia ser algo desastroso, acredito que se tornou algo importante, realmente de valor para o Setor Saúde. Tivemos que aprender rápido, nos reinventar e arriscar. Não havia referências de como entregar eventos com escala no digital.   

A 27ª edição da Hospitalar será entre os dias 18 e 21 de maio de 2021. A expectativa é de um evento híbrido, reunindo a nossa experiência adquirida em 2020, com iniciativas virtuais, com a já consagrada pelos 26 anos com a versão presencial. Para nos prepararmos, foram horas de planejamento e reorganização, a fim de assegurarmos a saúde dos participantes. Neste 2020, nos adaptamos às iniciativas digitais. 

Nossa primeira experiência foi para marcar maio, o mês da Hospitalar, com o Hospitalar.com. Desenvolvemos um projeto de conexão entre fornecedores e compradores. Na semana em que o evento aconteceria, apresentamos uma maratona de conteúdos voltados para o setor. No total, o evento, primeiro do segmento em formato virtual, reuniu mais de 5 mil pessoas e manteve seu alto nível de qualidade e conteúdo. Mas não ficamos satisfeitos com o que conseguimos gerar de oportunidades de relacionamento e negócios, dois pilares muito fortes em nosso evento físico. Para solucionar essa deficiência, aprimoramos processos e buscamos tecnologia de ponta. Passamos a utilizar uma plataforma inteligente, que nos ajudaria a potencializar o uso do que o digital tem de melhor: dados. 

Continuamos o ano engajados em aprimorar as experiências virtuais. Em junho, lançamos um evento inédito, o Omnia Health Live (OHL), desenvolvido em parceria com os demais 13 grandes eventos de saúde que a empresa realiza pelo mundo. Uma proposta que fez total sentido, já que muitos de nossos expositores são os mesmos. Foram 70 lives, com a participação de 200 palestrantes para quase 25 mil visitantes, sendo a maioria composta por espectadores brasileiros. Neste encontro, estiveram presentes mais de 1,4 mil expositores, com mais de 11 mil produtos. 

A parte de conteúdo do evento foi um sucesso, com palestrantes de alto calibre, como o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom. Nesse evento, já rodando em nossa nova plataforma de matchmaking, tivemos um importante avanço nos pilares de relacionamento e negócios, mas ainda não ficamos completamente satisfeitos. Um fator muito positivo nessa jornada foi o engajamento de muitos de nossos expositores, dispostos a construir essa nova experiência conosco. Além disso, pouco depois do OHL, a Informa já tinha realizado quase uma centena de eventos digitais pelo mundo, com uma montanha de aprendizados que passaram a ser compartilhados conosco. 

Em setembro, tínhamos mais um desafio, o Healthcare Innovation Show (HIS), mas já estávamos mais seguros das mudanças que precisávamos fazer para chegar aonde precisávamos. Com duração de três dias, totalmente on-line, estiveram presentes 150 palestrantes em cinco palcos, com temas que abordaram desde atendimento ao cliente até telemedicina. Em termos de inovações, tivemos salas em que grupos de até 50 congressistas podiam abrir as câmeras e participar de discussões temáticas, estimuladas por nossos moderadores. Além disso, várias startups apresentaram produtos e serviços para a saúde com destaque internacional. Na ocasião, tivemos a oportunidade de entregar o Prêmio Referências da Saúde, que referenciou as melhores práticas contra a Covid-19.  

Fechamos o ano de 2020 com mais um evento internacional de alto nível, em parceria com a FIME e a ExpoMed, dos Estados Unidos e do México, respectivamente: o Omnia Health Live Americas (OHLA), que recebeu mais de 900 empresas nacionais e internacionais e 2.925 visitantes de todo o continente. Durante a semana de atividades, foram tratados temas atuais, como a disruptura e o novo movimento para enfrentar a realidade imposta a partir da Covid-19. Novas proposituras foram adotadas a partir desta ação, lembrando ao mundo da necessidade de experiência e agilidade para se adaptar à era pós-Covid-19. E, finalmente, chegamos a um número robusto de conexões e reuniões de negócios entre expositores e participantes.

Nossos resultados digitais em 2020:

  • 17 webinars;
  • 4 eventos virtuais;
  • 760 palestrantes;
  • 240 horas de conteúdo;
  • 2.800 patrocinadores de 60 países.

Entraremos em 2021 preparados, com muito otimismo, seriedade e serenidade para o enfrentamento de novos desafios. Estamos prontos para fazer a maior Hospitalar de toda a nossa história! A expertise adquirida nos eventos de 2020 e ao longo dos outros anos permite que, independentemente da modalidade em que o evento será promovido, ele manterá o padrão de excelência, marca registrada da Hospitalar. A nossa expectativa é que os novos rumos sejam efetivados pela segurança em relação à Covid-19, pois estamos prontos para nos adaptarmos às necessidades impostas, com a certeza de que vamos oferecer o melhor que o mercado precisa, busca e merece.

* Diretor de Negócios da Informa Markets, promotora da feira Hospitalar.