O principal encontro de líderes e profissionais de saúde da América Latina volta mais forte, unindo o físico e o digital para ampliar a oferta de conteúdo, oportunidades de relacionamento e a conexão entre as empresas, profissionais e principais instituições do setor
Após dois anos de pandemia, a Hospitalar, o mais importante evento de saúde e principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, chega em sua 27ª edição e trará as principais tendências e novidades, a começar pela mudança de endereço. O evento vai acontecer de 17 a 20 de maio no São Paulo Expo, perto do metrô Jabaquara e do aeroporto de Congonhas, além de uma robusta rede hoteleira. O credenciamento antecipado é gratuito e já pode ser realizado AQUI.
Sob o tema “Back to the Basics: Recuperando o fundamental e assimilando a inovação” o encontro contará com mais de 1.000 marcas expositoras, vindas de mais de 30 países, que ocuparão cerca de 100 mil m², com mais de 30 eventos simultâneos. A expectativa é de receber cerca de 50 mil visitas profissionais ( gestores hospitalares, distribuidores, médicos, enfermeiros, fornecedores, entre outros) durante os quatro dias de fóruns, arenas, cursos e exposições, que apresentarão as principais inovações e discussões sobre toda a cadeia do setor de saúde.
“Estamos muito felizes em poder retomar o evento e muito otimistas com as respostas que o mercado tem nos dado sobre voltar aos encontros presenciais. O novo Pavilhão fará com a Hospitalar fique ainda mais grandiosa e ofereça aos visitantes o conforto e praticidade para visitar todos os nossos expositores”, comenta Dra. Waleska Santos, Presidente da Hospitalar.
A crise sanitária vivida mundialmente desde o fim de 2019 mudou o rumo de quase todos os setores sociais e econômicos. Como não poderia ser diferente, a área de saúde foi a que mais passou por mudanças, tendo na tecnologia o suporte necessário para enfrentar os desafios impostos pela pandemia. A 27ª Feira Hospitalar acontece em meio a esse cenário completamente modificado para apresentar e consolidar alguns avanços do setor de saúde.
“O tema da inovação entrou na cadeia de saúde com muita força na pandemia. Do ponto de vista tecnológico, por exemplo, esses dois anos de Covid-19 significaram cinco ou seis anos de avanço, como no caso da telemedicina. A força da Hospitalar está nessa possibilidade de apoiar o salto, de ajudar a construir as pontes para o futuro de forma mais rápida e harmônica. Nos empenhamos em levar para o público uma extensa e abrangente programação com tudo o que vai impactar a cadeia de saúde nos próximos anos.”, destacou Eduardo Paes de Barros, Business Director | Healthcare Business da Informa Markets Brasil.
Prêmio Hospitalar 2022 — Personalidade do Ano
O Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, irá presidir a cerimônia de abertura, no dia 17, da 27ª edição da Hospitalar Feira e Fórum, na qual a médica reumatologista Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), será homenageada com o
Prêmio Hospitalar 2022 — Personalidade do Ano.
O Ministro Paulo Alvim e grandes personalidades de instituições como FIOCRUZ, ANVISA, EMBRAPII, INMETRO e empresas do setores de biotecnologia, saúde e porta-vozes que atuam com políticas públicas irão participar nos dias 17 e 19 de maio das principais discussões sobre o mercado de biotecnologia no II Fórum de Inovação ANBIOTEC Brasil.
Sete setores na Hospitalar 2022
O evento conta com sete setores, apresentando como novidade o de Diagnóstico e Laboratórios. Este novo setor surgiu da crescente demanda dos visitantes por produtos relacionados à área e contou com o apoio da ABRAMED e da ANBIOTEC para desenvolvê-lo e atrair expositores.
O setor de Equipamentos é dedicado à exposição de máquinas, componentes, móveis hospitalares e dispositivos médicos. O de Tecnologia apresenta empresas e startups de tecnologia aplicada à saúde. Facilities, Infraestrutura e Arquitetura vai trazer as soluções e produtos voltadas para catering, vending machine, cozinha, lavanderia, energia, climatização, hotelaria, infraestrutura e arquitetura, móveis, acessórios, utensílios e serviços. O setor de Reabilitação, Cuidados de Transição e Desospitalização mostrará equipamentos e soluções para reabilitação, ortopedia, fisioterapia, home care, desospitalização, bens de consumo, componentes, cuidados pessoais, eletromédicos, órteses, próteses, equipamentos de resgate, ambulâncias e transformadoras de veículos. Os Pavilhões Internacionais trará as soluções apresentadas por Alemanha, Argentina, Coreia, Suíça, Bélgica, Franca, Estado Unidos e China. O visitante ainda poderá conhecer o setor de Consumíveis & Ortopedia com os fornecedores de consumíveis e produtos para análises clínicas, patologia, farmácias, hospitalares e equipamentos e o novo setor Diagnóstico e Laboratórios com soluções e inovações para laboratórios, diagnóstico e análises clínicas.
Temas que vão impactar a saúde nos próximos anos
Temas como o futuro da saúde no Brasil e no mundo; a saúde e o mundo pós-pandemia, Telemedicina (telemonitoramento), inteligência artificial na descoberta de novos medicamentos e tratamentos, transformação digital e os cuidados com o paciente, mudanças na educação dos profissionais de saúde para atender as necessidades do mercado, uso de drogas ainda criminalizadas, como psicodélicos e cannabis, aumento dos transtornos mentais e as consequências diretas na mão de obra e sustentabilidade de todo o mercado, debates sobre a saúde suplementar, regulamentações, open heath, novos devices e startups, inoperabilidade, sequenciamento genético, acreditação e segurança do paciente, eficiência operacional e o correto descarte para o aumento dos resíduos sólidos infectantes são alguns dos muitos temas que estarão em debate na Hospitalar esse ano.
Congressos
Dentre os congressos que ocorrerão dentro da programação destacam-se o CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), o Hospitalar Facilities (equipamentos, soluções e serviços para manutenção da infraestrutura hospitalar), e o HIMSS@Hospitalar (tecnologia e inovação com big data, analytics, telemedicina entre outros), Atenção Domiciliar. Para conferir a programação completa basta acessar o site da Hospitalar e a Plataforma da Hospitalar Hub:
Ciss
Sob o tema “Saúde e o mundo pós-pandemia”, o CISS 2022 vai reunir 23 especialistas do Brasil e outros quatro países — Argentina, Estados Unidos, Espanha e França –, para debater o impacto da crise sobre a assistência hospitalar e os rumos da saúde suplementar, da acreditação e da segurança do paciente. Também vai lançar um olhar sobre as consequências da aceleração tecnológica sobre a área assistencial.
“Será um encontro de retomada de atividades, totalmente presencial, com convidados vindos de várias regiões, num cenário de dúvida, porque a Organização Mundial de Saúde ainda não decretou o fim da pandemia”, avalia o médico Fábio Gastal, coordenador científico do CISS, superintendente de Novos Negócios Seguros Unimed, diretor Acadêmico da Faculdade Unimed e presidente do Conselho de Administração Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Facilities
“Com a pandemia, a área de Facilities ganhou um peso enorme, porque as pessoas perceberam que se ela não funcionar coloca em risco a segurança dos usuários. A área foi percebida no só pelo cliente final, mas por todos”, afirma Marcelo Boeger, coordenador de Facilities da Hospitalar.
Os debates e as palestras do Hospitalar Facilities acontecerão em dois ambientes diferentes da São Paulo Expo. No primeiro dia do Congresso de Hotelaria e Facilities Hospitalar, os debates serão focados nos serviços de excelência do atendimento ao cliente. Com base nas experiências de importantes redes hospitalares, serão apresentadas novas maneiras e desafios para melhorar a experiência dos usuários. A reformulação dessa área pode gerar aumento de faturamento, diminuição de reclamações e clientes mais satisfeitos. No segundo dia do encontro, a Eficiência Operacional será o tema principal das conversas. A pandemia mexeu com a rotina dos hospitais e
paralelamente cresceu ainda mais a preocupação com o meio ambiente.