A Novo Nordisk do Brasil, empresa líder global em saúde, está com inscrições abertas para o processo seletivo de projetos e parcerias com associações de pacientes para 2024. O prazo para submissão de propostas vai até 31 de janeiro.

O edital visa apoiar atividades e iniciativas de interesse público e impacto social relevante, dentro dos seguintes temas e áreas de interesse:

Alzheimer

Diabetes tipos 1 e 2

Distúrbios do crescimento

Doenças cardiovasculares

Esteato-hepatite metabólica (MASH/NASH)

Hemofilia

Obesidade

Políticas públicas

Advocacy em saúde

As ações devem estar relacionadas aos seguintes eixos: capacitação, formação continuada e educação em saúde; conscientização a respeito das patologias e temas de interesse; incidência política, advocacy e/ou implementação de políticas públicas e projetos estratégicos (envolvem mais de um eixo e/ou têm duração acima de um ano).

A inscrição e submissão dos projetos é realizada por formulário eletrônico, com o envio de materiais por e-mail, conforme indicado pelo edital.

O impacto dos patrocinados em 2023

No ano passado, uma das associações contempladas pelo patrocínio foi a ADJ Diabetes Brasil, que reúne cerca de 12 mil integrantes. O diabetes é uma condição crônica, caracterizada pela produção insuficiente (tipo 1) ou resistência à ação da insulina (tipo 2), hormônio que regula a glicose no sangue e fornece energia ao organismo.

Com o apoio às ações de pré-rastreamento em locais públicos de grande circulação, a ADJ foi capaz de realizar uma pesquisa para identificar o perfil da população que apresenta diabetes e colesterol. Essa pesquisa é mais uma ferramenta de advocacy na busca por políticas públicas de prevenção e estímulo ao diagnóstico. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (2021), um em cada dez adultos no Brasil vive com diabetes.

Para a edição 2024, a Novo Nordisk reforça seu compromisso de impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves e espera fomentar novas parcerias para conscientizar a população e ampliar o acesso à saúde no país.