Compra em consignado é uma das opções para a aquisição desses materiais especiais
Órteses, próteses e material especial (OPME) são itens desenvolvidos com o intuito de garantir ao usuário um recomeço e qualidade de vida. Considerados produtos de alto valor, eles ganham uma atenção especial do setor de compras, que passa a buscar as melhores estratégias, ofertas e meios para as suas aquisições, aliando economia e um estoque qualificado para a instituição de saúde.
Enquanto a prótese tem a função de substituir membros, a órtese apoia em reabilitações. Já o material especial é aquele necessário em determinados tipos de cirurgias, a exemplo de pinos, placas e parafusos.
“Escolher a compra consignada (quando o fornecedor recebe apenas quando o produto é utilizado) é um caminho para hospitais que optam por ter um estoque abastecido com materiais com saídas mais recorrentes. Como a órtese e a prótese, por exemplo, são utilizados em casos especiais, não é necessário tê-los em grandes quantidades”, explica Michael Almeida, gerente comercial da Apoio, empresa com soluções digitais voltadas ao planejamento, compras e logística na saúde.
Apesar de não ter tanta saída se comparado a utilização de remédios e curativos, por exemplo, o orçamento dedicado à aquisição de OPMEs ainda é elevado. É tanto que, segundo a pesquisa realizada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em 2023, a categoria ocupou o quarto lugar no ranking dos custos, com uma margem de 7.75%.
Ainda, de acordo com a pesquisa, os primeiros lugares ficaram com o custo de pessoal (36,71%); contratos técnicos e operacionais (13,02%); e medicamentos (12,21%), respectivamente.
Mas, a responsabilidade do time de compras vai além de negociar com o fornecedor o modelo do pagamento. Segundo Almeida, cabe à equipe também “verificar junto ao estoque como está sendo a utilização das OPMEs disponíveis; se há ou não o registro do produto junto à Agência de Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a legalidade da peça disponibilizada, entre outros”, sinaliza.
Dessa forma, ao atentar-se para essas dicas, o time de compras da instituição de saúde estará proporcionando não só a presença da sustentabilidade financeira mas, também, a garantia de que quando houver a necessidade da utilização das OPMEs, haverá uma disponível para o paciente.
Sobre a Apoio
Com o objetivo de estreitar e dinamizar a conexão entre compradores e fornecedores hospitalares, a Apoio desenvolve soluções digitais pensando no planejamento, compras e logística na saúde. Além de realizar a gestão desses ativos e garantir a transparência e a segurança do processo de compras para os clientes, a organização também fornece uma grande experiência para o fornecedor. A empresa faz parte do Ecossistema MV de transformação digital na saúde. Conheça mais em: https://site.apoiocotacoes.com.br/.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição.
Att,