Entre os temas abordados estão o sono e a saúde da mulher, terapias digitais para ajudar a tratar a insônia e o panorama sobre o uso de medicamentos para os distúrbios de sono.

De 20 a 25 de outubro, o 17º Congresso Mundial do Sono deverá reunir no Rio de Janeiro centenas de pesquisadores e médicos de mais de 70 países. Realizado pela Sociedade Mundial do Sono, esse encontro bienal ocorrerá no Windsor Convention & Expo Center. O Instituto do Sono participará do Sleep 2023 com 25 estudos, além de 16 palestras, ministradas por 11 especialistas, que abordarão temas como o papel do sono para a saúde da mulher, terapias digitais auxiliares no tratamento da insônia e situação atual do uso de medicamentos para os distúrbios de sono.

Durante a cerimônia de abertura, no dia 20, a pesquisadora do Instituto do Sono, Priscila Farias Tempaku, receberá o Prêmio Jovem Pesquisador por sua pesquisa “Padrões de sono segundo etnia geneticamente determinada na população de São Paulo”.

 “O congresso é uma das raras oportunidades em que especialistas de todo o mundo se encontram para assistir a apresentações científicas, além de participar de cursos e eventos sociais. A programação irá abranger os desenvolvimentos mais recentes em pesquisa clínica e básica de sono”, afirma Monica Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono e membro do comitê organizador do congresso.

Ao longo de mais de três décadas, o Instituto do Sono vem desempenhando um papel importante, sendo responsável pelo EPISONO, o maior estudo epidemiológico de sono do mundo e por descobertas impactantes derivadas deste estudo.

Sobre o Instituto do Sono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios de sono. Fundado em 1992 pelo Professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais de 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área de educação continuada que já capacitou mais de 4.000 profissionais de saúde. www.institutodosono.com

O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população. www.afip.com.br