Dispositivo de ultrassom ultraportátil fornece imagens de alto grau de diagnóstico, trazendo clareza clínica à beira do leito

Inovações tecnológicas têm sido empregadas, cada vez mais, em benefício da saúde, proporcionando celeridade e maior precisão aos processos terapêuticos, do diagnóstico ao tratamento. Um exemplo de tecnologia que tem agregado ganhos sensíveis, especialmente em situações de urgência e emergência médicas, é a ultrassonografia. 

“No hospital Anchieta, estamos utilizando o primeiro aparelho de ultrassonografia ultraportátil com inteligência artificial, que é empregado no diagnóstico cardíaco, respiratório e abdominal e possibilita uma qualidade elevada de imagem”, informa Marcelo de Oliveira Maia, médico intensivista e chefe da UTI do hospital, que pertence à Kora Saúde.

De acordo com o médico, a ultrassonografia é amplamente utilizada pelos intensivistas em pacientes em estado crítico, porque permite aos profissionais avaliarem com precisão e rapidez muitas patologias, como, por exemplo, pneumotórax, edema pulmonar, hidronefrose, hemoperitoneumotorax e trombose venosa profunda. 

Dr. Marcelo Maia também explica que a ecocardiografia básica e avançada de cuidados intensivos é realizada, rotineiramente, para determinar a etiologia da instabilidade hemodinâmica, no choque, e para orientar a terapêutica subsequente.

Dispositivo ultraportátil com IA

Em relação ao aparelho de ultrassonografia ultraportátil, o chefe da UTI do Anchieta ressalta que o equipamento, chamado Kosmos, é um dos poucos que utilizam a inteligência artificial para fornecer imagens de alto grau de diagnóstico, resultando em clareza clínica à beira do leito. “O equipamento traz imagens de ultrassom, ECG de três derivações e canal único e sinais de auscultação digital, que permitem aos médicos compararem diferentes visões do mesmo evento fisiológico”, afirma o dr. Marcelo Maia.

Além disso, continua o intensivista, o dispositivo é o único scanner de ultrassom portátil que gera imagens em tempo real, utilizando ultrassom pulso-eco. Com isso, segundo o médico, o dispositivo garante um melhor resultado diagnóstico, pois utiliza algoritmos e qualidade de imagem de alto nível para obter resultados mais precisos.

Sobre a Kora Saúde

Um dos maiores grupos hospitalares do país, a Kora Saúde possui 17 hospitais espalhados pelo Brasil e está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus); Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza); Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza na cidade de Palmas); Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá); Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Hospital Encore); e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco). O grupo possui mais de 2 mil leitos no país e 11 mil colaboradores. A Kora Saúde oferece um sistema de gestão inovador, parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente.