12/12/2025 – O mercado global de inteligência artificial deve atingir US$ 638,23 bilhões em 2024, com previsão de crescimento de 19,1% na próxima década, segundo a Precedence Research. No Brasil, dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) revelam que 62,5% das instituições de saúde já utilizam a tecnologia.
“A inteligência artificial tem se mostrado uma ferramenta essencial para a evolução da saúde, automatizando processos relacionados à experiência dos pacientes e melhorando o engajamento do corpo clínico em demandas prioritárias”, aponta Fabio Tiepolo, CEO da PsycoAI, healthtech pioneira na criação de agentes de IA para otimizar operações no mercado de saúde digital e recursos humanos.
Mas engana-se quem pensa que a IA se resume a automação de respostas: ela está presente em toda a jornada médica. Confira 6 tendências de inteligência artificial que vão impactar o setor da saúde em 2025, segundo Tiepolo: Clique Para Download
1. Diagnóstico e tratamento personalizados
A análise de grandes volumes de dados médicos pela IA está permitindo diagnósticos mais precisos e tratamentos adaptados às necessidades individuais. Por exemplo, algoritmos de IA podem identificar padrões complexos em exames, auxiliando na detecção precoce de doenças como o câncer.
2. Medicina preditiva
Com base em análises detalhadas de dados de saúde, a IA é capaz de prever surtos de doenças e identificar pacientes com maior risco de desenvolver condições específicas. Isso facilita intervenções preventivas e reduz complicações, promovendo uma abordagem mais proativa nos cuidados.
3. Assistência virtual e telemedicina
Clique Para Download Assistentes virtuais baseados em IA estão aprimorando o atendimento ao paciente, fornecendo informações médicas, agendando consultas e monitorando sintomas. Além disso, a telemedicina, impulsionada pela IA, está tornando os cuidados de saúde mais acessíveis e inclusivos.
4. Análise de Big Data
A capacidade da IA de processar e interpretar grandes volumes de dados está acelerando pesquisas médicas, a exemplo do desenvolvimento de novos medicamentos, e melhorando os processos operacionais em instituições de saúde.
5. Robótica
assistida Sistemas robóticos equipados com IA estão aprimorando a precisão em cirurgias e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes. Esses robôs podem realizar procedimentos complexos com maior exatidão, minimizando erros humanos.
6. Saúde mental
Aplicativos e plataformas de IA estão sendo desenvolvidos para fornecer suporte em saúde mental, oferecendo terapias digitais e monitoramento de bem-estar emocional. Além disso, essas ferramentas podem identificar sinais precoces de transtornos mentais.
Foto: Fabio Tiepolo, CEO da PsycoAI