Janeiro Branco: 3 formas de promover a saúde mental no ambiente corporativo

Leonardo Abrahão, psicólogo criador da campanha e parceiro da Vetor Editora, destaca iniciativas para que as empresas coloquem em prática a curto, médio e longo prazo

A preocupação com a saúde mental tem sido motivo frequente de debate nas organizações. Para chamar a atenção a essa pauta, a campanha Janeiro Branco deste ano tem como tema central “Saúde Mental Enquanto há Tempo”. Ela convida pessoas e companhias a refletirem sobre a urgência de se investir em ações concretas em relação ao bem-estar social e emocional.

Leonardo Abrahão, psicólogo, palestrante, criador do Janeiro Branco e parceiro da Vetor Editora – uma das primeiras apoiadoras do movimento -, elenca três ações que podem contribuir para um ambiente profissional mentalmente mais saudável. Veja a seguir:

1. Ofereça um espaço de escuta e trocas: Ainda existe muito tabu a respeito de falar sobre sentimentos no ambiente de trabalho. Por isso, é importante que as organizações ofereçam espaços de fala e escuta para que seus colaboradores expressem suas angústias e se atentem a transtornos ansiosos que podem levar ao burnout e a depressão.

2. Conte sempre com o apoio de um psicólogo: Muitas empresas já contam com um profissional de psicologia dedicado ao bem-estar no trabalho. Sua atuação, além de vantajosa, pode acontecer em diversos contextos, como para a avaliação psicossocial, saúde mental e também em processos de recrutamento e seleção. Ele pode colaborar com essa condução e manutenção de programas de saúde mental, questões envolvendo cultura organizacional, inclusão, etc.

3. Invista em ações a curto, médio e longo prazo: Desenvolver programas, promover discussões sobre equilíbrio emocional, oferecer ferramentas para manutenção dos cuidados com a saúde mental, são alguns exemplos de iniciativas que podem ser mantidas ao longo de todos os anos e refletem positivamente em uma cultura saudável, profissionais mais satisfeitos e engajados. “Durante o primeiro mês do ano, com o Janeiro Branco, as discussões a respeito da saúde mental em diversos contextos é amplificada, criam-se iniciativas e ações dentro das corporações, mas é essencial que isso se mantenha ao longo de todos os meses. O tema reflete essa urgência e questionamento do que pode ser feito agora em todas as instituições”, reforça o psicólogo.

Apoio com difusão de conhecimento

A Vetor Editora, empresa cinquentenária referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas, foi uma das primeiras apoiadoras do Instituto Janeiro Branco: “Um dos nossos propósitos é continuar difundindo conhecimento a respeito da saúde mental contribuindo para uma sociedade mais responsável e a campanha vai de encontro com essa missão. Além do compromisso com a causa, nossa projeção para 2024 é oferecer mais conteúdos educacionais para as empresas, além de permanecer com as oficinas sobre diversos assuntos durante o mês de janeiro. Essas são algumas formas de apoio à campanha”, reforça Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora.

Os interessados em participar das oficinas, que são gratuitas, no mês de janeiro podem realizá-las aqui.

Sobre a Vetor Editora:

Fundada há 57 anos, Vetor Editora, empresa cinquentenária referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas. Destaque no 25º Top Of Mind de RH na categoria “Tecnologia de Testes e Avaliações/Assessment” pelo 2º ano consecutivo, a empresa também presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos para Recursos Humanos de organizações por meio de sua linha de negócios, a Vetor Serviços, oferece cursos presenciais e a distância (EaD). Além disso, possui uma plataforma, a VOL Vetor Online, que oferece a possibilidade de aplicação e correção de instrumentos e testes psicológicos on-line.