Especialista destaca a importância da campanha para o bem-estar do indivíduo e toda a sociedade

Um ano novo representa renovação! Com esse intuito, Janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental para estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também precisa de cuidados especiais. Após a pandemia, as condições de vida das pessoas produziram uma ampliação nesse cuidado, os dados da pesquisa do Instituto Ipsos, pedida pelo Fórum Econômico Mundial, demonstram que 53% dos brasileiros comentaram e reconheceram que sua condição mental se tornou mais desequilibrada no ano de 2020.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Karen Loiola, apresenta uma reflexão sobre o tema e benefícios do cuidado. “Falar de saúde mental abrange a promoção de saúde, ou seja, é ter espaço para falarmos da nossa subjetividade, das nossas emoções e sentimentos. A ideia principal é mostrar que todo mundo tem direito de cuidar do seu bem-estar emocional e psicológico”, pontua.

A campanha alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem dessa estabilidade, que é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações. “Quando na sua rotina diária, você não consegue enfrentar as situações negativas e os sentimentos que surgem com elas, os efeitos podem ser sentidos na saúde mental, por meio do estresse e da ansiedade, além de outros transtornos”, assim Loiola destaca os principais impactos:

  • Apresentar mudanças e alterações de humor, que poderão trazer prejuízo nos relacionamentos;
  • Perceber a mente confusa e/ou ter e esquecimentos de tarefas rotineiras;
  • Sentir a sensação de medo, angústia em grande amplitude, sem conseguir controle;
  • Sentir que não tem energia e condições para dar continuidade às atividades de vida diária;
  • Sentir que não tem esperanças positivas para o futuro;
  • Sentir dores no corpo, perder o apetite ou comer sem controle para compensar as frustrações do cotidiano;
  • Beber e/ou fumar de forma exagerada, ou fazer uso de substâncias como tentativa de buscar saídas que na verdade são destrutivas para as pessoas.

Sendo assim, confira as dicas da especialista para cuidar da sua saúde mental e emocional e ter um ano de 2023 positivo:

  1. Praticar atividades que contribuam para a integração mente e corpo como a meditação
  2. Buscar manter o Autocuidado e preservar a saúde.
  3. Realizar atividades físicas,
  4. Aprender novas habilidades, como aprender a tocar um instrumento ou outra atividade artística.
  5. Manter o equilíbrio na organização da rotina entre as responsabilidades do cotidiano e atividades de lazer.
  6. Reservar um momento para realizar atividades de interação com as pessoas e também realizar algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um livro, entre outros,
  7. Procurar alimentar-se de forma saudável, lembrando que momentos de refeição não podem ser usados como forma de compensação das frustrações.
  8. Buscar ajuda profissional quando não se sentir bem