O LAF 2021 reforçou o compromisso da Johnson & Johnson Medical Devices e da Ethicon em continuar a jornada de educação para profissionais de saúde

 A Johnson & Johnson Medical Devices e a Ethicon, franquia da J&J, realizaram mais uma edição do Latin American Forum (LAF) entre junho e setembro de 2021. O evento educacional foi feito de cirurgiões para cirurgiões com o objetivo de trocar experiências entre mais de 250 profissionais de cinco países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Foram discutidas as últimas tendências em cirurgias nas especialidades Bariátrica & Metabólica, Cardiovascular, Colorretal, Ginecológica e Torácica, com o objetivo de elevar a qualidade do serviço médico e melhorar os resultados para os pacientes.

O evento deste ano foi a primeira experiência em formato híbrido, contando com sessões virtuais e também práticas em cada um dos países participantes. O Latin American Forum 2021 reforça o compromisso da Johnson & Johnson Medical Devices e da Ethicon em continuar a jornada de educação para profissionais de saúde.

“O LAF 2021 foi único e memorável. Pela primeira vez em vários meses após o início da pandemia, retomamos as atividades presenciais e oferecemos treinamentos práticos para nossos profissionais da área da saúde”, conta Elisabete Murata, diretora de Global Education Solutions da Johnson & Johnson Medical Devices na América Latina.

Entre os assuntos e técnicas discutidos nos painéis, nas diversas especialidades abordadas no evento, estiveram vantagens e desvantagens do bypass gástrico, histerectomia, endometrioma, endometriose infiltrativa profunda, cirurgia colorretal minimamente invasiva, entre outros. A formação de pequenos grupos durante o LAF 2021 permitiu dar atenção total aos participantes durante as atividades práticas, funcionando como uma “aula particular”.

“O aprendizado impacta direta e positivamente em nossa prática diária, levando mais segurança e melhores resultados aos nossos pacientes. O Latin American Forum é sempre uma prioridade na minha atualização médica”, afirmou o Dr. Irineu Rasera, Chairman de Cirurgia Bariátrica & Metabólica do Brasil durante o LAF 2021.

Durante as sessões, os participantes trabalharam por meio do Real Reality Training, o treinamento mais próximo da anatomia humana, que permitiu aos cirurgiões desenvolverem suas habilidades práticas para procedimentos cirúrgicos. Atualmente, apesar da existência de alguns simuladores para treinamento médico, a anatomia humana ainda predomina sobre a realidade. Além disso, os participantes puderam conhecer de forma mais interativa as próximas tecnologias cirúrgicas que integrarão o portifólio de produtos da J&J.

As sessões práticas foram realizadas no CECMI México, INSIMED na Colômbia, Clínica Las Condes no Chile, Hospital Italiano de San Justo na Argentina e no Instituto Johnson & Johnson e na UNICID em São Paulo.