Levantamento realizado pela Docway, empresa pioneira em soluções de saúde digital no Brasil, apresenta uma amostra sobre a realidade de saúde mental no país

Em um mundo onde o cuidado com a saúde mental tem se tornado cada vez mais prioritário, dados recentes da plataforma de telemedicina Docway, pioneira em soluções de saúde digital no Brasil, revelam uma tendência significativa: mais de 70% dos pacientes que buscaram assistência médica relacionada à saúde mental em 2023 são mulheres.

“Desde o início da pandemia, observamos um aumento considerável no número de mulheres buscando ajuda profissional para lidar com questões relacionadas à saúde mental, e no último ano não foi diferente”, afirma a psicóloga Fernanda Segurado, Coordenadora de Psicologia da Docway.

No período analisado, mais de 18 mil consultas de psicologia e cerca de 3,9 mil de psiquiatria foram destinadas a pacientes do sexo feminino. Esses números representam, respectivamente, 72,7% e 71,3% do total de atendimentos registrados.

“A saúde mental da mulher muitas vezes é afetada por uma série de fatores, incluindo pressões sociais, papéis de gênero, desafios relacionados à maternidade e questões hormonais. É fundamental que as mulheres se sintam apoiadas e compreendidas ao buscar ajuda profissional para lidar com suas emoções e necessidades relacionadas à saúde mental”, complementa.

A Docway está comprometida em fornecer suporte de qualidade e acesso a profissionais capacitados, visando o bem-estar mental de todos os pacientes.