A técnica é uma boa opção para cuidar da saúde mental e emocional desses profissionais, que também está na fase emergencial

Picos de mortes e contaminações dias a fio, falta de material para atender os pacientes, famílias destroçadas pelas perdas dos seus entes queridos. Se esse tipo de notícia abala a população em geral, imagina as pessoas que estão lá no dia a dia, lidando com todas essas questões de frente. Era de se esperar que logo atingissem o seu limite. E os números mostram que ele chegou. Um estudo científico revelou que as que estão na linha de frente no combate da doença apresentavam níveis de ansiedade entre 26,5% a 44,6%, os de estresse chegaram a 68,3%, os de insônia variaram entre 23,6 e 38% e a depressão atingia ¼ da população avaliada, gerando outra pandemia que se alastra rapidamente.

Pensando em ajudar os colegas a lidarem com essas questões, a radio-oncologista e médica integrativa Cristiane Chaves, fundadora do Programa Mind-Body Medicine, no Rio de Janeiro, criou um método para utilizar a meditação como tratamento desses casos. “Existe atualmente na literatura médica mais de 700 artigos científicos que correlacionam essa prática com o aumento do bem-estar, mais de 2000 trabalhos que evidenciaram a redução do estresse por meio dela e mais de 1000 estudos que mostraram os benefícios que ela proporciona em relação ao controle da ansiedade” conta Cristiane. “Dessa forma, proporcionar meios para que os profissionais de saúde aprendam e coloquem a técnica em prática com o objetivo de melhorar a saúde mental dessa classe que é fundamental no momento que vivemos”, afirma. E ela sabe bem o que está falando. Em 2018, Cristiane sofreu uma crise de burnout e, desde então, passou a intensificar práticas integrativas que já realizava, entre elas a meditação, e percebeu como isso levou a uma transformação na sua vida. Por isso, hoje, além do seu trabalho como médica, ela se dedica a ensinar outros profissionais da saúde a desenvolver o hábito da meditação para proporcionar saúde integral de maneira gradual para que se sustente em longo prazo.

O Clube da Meditação e Consciência foi desenvolvido pela Dra. Cris Chaves para disseminar a meditação como instrumento de cura emocional e espiritual. Para ser um associado, o especialista participa do Programa Desafio 21 dias, onde recebe diariamente gotas de consciência (exercícios gravados pela especialista) de até 12 minutos e às quartas-feiras de forma online e ao vivo, a especialista tira dúvidas com os participantes. Para saber mais sobre o Clube e valores basta acessar o site Bit.Iv/escolhopaz.