A Medtronic, líder global em tecnologia para a saúde, anuncia a abertura das inscrições para o Medtronic Spark, um programa de bolsas de estudo destinado a apoiar um milhão de estudantes de baixa renda que desejam seguir carreira em tecnologia da saúde e áreas correlatas.
Essa iniciativa, realizada em parceria com o Institute of International Education (IIE), é parte de um compromisso global de dez anos da empresa para impulsionar carreiras na área da saúde.
No Brasil, os estudantes selecionados terão acesso a um auxílio financeiro de até US$ 10.000 por ano, renovável por até quatro anos, para cobrir despesas educacionais como mensalidades, materiais, moradia e alimentação. Além do apoio financeiro, o programa oferece uma jornada de desenvolvimento completa, incluindo mentoria com profissionais da Medtronic, participação em painéis de carreira, coaching e oportunidades de networking.
Como se inscrever
As inscrições para o programa Medtronic Spark já estão abertas e devem ser realizadas online até o dia 30 de janeiro de 2026, através do site do Institute of International Education.
Para auxiliar os candidatos, será realizado um webinar informativo com dicas sobre o processo de inscrição e para esclarecer dúvidas sobre o programa:
– 17 de dezembro, das 11h às 12h (horário de Brasília – DF): Inscreva-se aqui
Quem pode participar
O programa foi desenhado para estudantes com forte potencial acadêmico e de liderança, e que se encaixem nos seguintes critérios:
– Demonstrar dificuldades financeiras significativas para cobrir o custo total de seus estudos. Prioridade será dada a estudantes de famílias de baixa renda.
– Estar cursando ou planejando cursar diplomas de nível técnico, bacharelado ou certificações profissionais em tecnologia da saúde ou áreas adjacentes.
– Residir no Brasil ou em um dos outros 75 países elegíveis.
– Apresentar bom potencial acadêmico.
“Na Medtronic, acreditamos que o futuro da saúde também depende da formação de talentos diversos. O programa Spark é uma de nossas iniciativas mais importantes para democratizar o acesso à educação e criar oportunidades reais para jovens de baixa renda que desejam seguir carreiras na área da saúde. Ao investir nesses estudantes, nos comprometemos com a equidade, desenvolvimento social e com o futuro do próprio setor”, afirma Gisela Bellinello, vice-presidente da Medtronic no Brasil.
Além do auxílio anual e da mentoria, os bolsistas do programa Spark podem solicitar Fundos de Emergência para cobrir despesas inesperadas, como custos médicos ou instabilidade habitacional, reduzindo o risco de evasão escolar. A iniciativa reforça o pilar de impacto social, educação e o compromisso ESG da Medtronic, investindo na base da cadeia de saúde: as pessoas.