O ano é 2025, e o mercado nacional de vacinas segue aquecido. Atualmente, o segmento registra crescimento de dois dígitos, impulsionado principalmente por uma maior conscientização sobre a importância da saúde preventiva e pelo lançamento de novas vacinas com alto valor agregado, apontam especialistas. Com presença em praticamente 100% das clínicas privadas do Brasil, a Tecnocold, empresa do ecossistema de saúde da Viveo, indica o setor como um dos mais promissores em termos de crescimento.
Um estudo recente da Fiocruz indica que 27% dos brasileiros mudaram sua percepção sobre a importância das vacinas desde 2020. Esse novo entendimento da realidade, por sua vez, estimula o surgimento de novas clínicas especializadas e franquias, além de ampliar postos de atendimentos que usualmente eram destinados para outros fins, como as farmácias. O setor privado hoje se divide em três principais frentes que oferecem vacinação: clínicas privadas, farmácias e laboratórios.
Durante o primeiro semestre de 2025, a divisão de laboratórios e vacinas da Viveo cresceu 25% em Receita Líquida (RL), totalizando 743 milhões. Atualmente, o lançamento de produtos com alto valor agregado estimula um mercado já aquecido, com a criação de novas vacinas e atualizações de vacinas existentes, por exemplo. Em paralelo, oferecer produtos e serviços de qualidade pode ser um diferencial estratégico. Líder na distribuição de vacinas e com atuação em todo território nacional, a Tecnocold se destaca pela logística eficiente e segura. A empresa possui o maior centro de distribuição de vacinas do país no município de Cajamar (SP) – que também possui a maior câmara fria de armazenamento do mercado – e recentemente inaugurou um segundo ponto estratégico em Brasília.
Neste cenário de expansão do mercado, São Paulo recebe, entre os dias 3 e 5 de setembro, a 27ª edição da Jornada Nacional de Imunizações. Organizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), o evento acontece no Centro de Convenções Frei Caneca e contará com uma série de painéis e palestras. Temas como a aderência da cobertura vacinal, logística, distribuição e campanhas em prol da vacinação estarão no centro das discussões. A presença da Tecnocold no evento reforça seu compromisso em promover a vacinação de milhões de brasileiros, contribuindo para uma sociedade mais saudável. |