Na Harvard Business School, executiva brasileira fala sobre open health e os impactos na jornada de saúde do paciente
A co-founder da QBem, Laís Fonseca, é uma das convidadas para a conferência anual que reúne líderes empresariais e estudantes brasileiros de programas de MBA no exterior
No próximo dia 12 de mais novembro, de 250 estudantes e 20 painelistas estarão reunidos em Boston, Estados Unidos, para o MBA Brasil 2022, evento anual realizado por alunos brasileiros da Harvard Business School. Entre as palestrantes, está a brasileira e empreendedora, Laís Fonseca, CEO e co-fundadora da tech health QBem, especializada em inteligência de dados para o setor de saúde e benefícios corporativos.
A profissional – que está à frente da operação que possui uma carteira de mais 4 milhões de vidas e já transacionou mais de R$ 25 bilhões em dados nas suas soluções focadas em fornecer insights para a tomada de decisão em hospitais no Brasil, operadoras de saúde, corretoras e RH -, falará sobre o uso de dados qualificados na construção de análises, soluções, produtos e serviços e do movimento de open-health para tornar o setor de saúde mais eficiente, humanizado e personalizado ao paciente.
De acordo com dados do Relatório “Mapa da Transformação dos Hospitais Brasileiros”, divulgados pela Folks – um índice inédito para avaliar a maturidade digital das organizações de saúde- o setor de saúde ainda está no começo da transformação digital é grande parte dessas organizações ainda não consegue extrair valor e eficiência dos dados que possuem. O estudo considerou uma amostra de 175 instituições entre 2019 e 2022.
Além disso, segundo dados da ANS , a sinistralidade acumulada só esse ano, atingiu patamar gigante na ordem de 88,8%, resultando em um prejuízo de R$ 4,4 bilhões para operadoras de saúde. Além de Laís Fonseca, integram o painel que discute o panorama de health tech no Brasil Enrico de Vettori, CEO da Amil, Guilherme Azevedo fundador da Alice e Juliana Caligiuri, vice-presidente de saúde e odonto da SulAmérica Saúde.
Quem é Laís Fonseca
É cofundadora da QBem, tech health que usa inteligência de dados para gerar melhorias para o sistema de saúde. Graduada em Administração e Políticas Públicas com MBA pelo MIT Sloan, Laís Fonseca é empreendedora na área de tecnologia, saúde e desenvolvimento humano. Com passagem em cargos de gestão no Governo e consultoria em grandes empresas, é especializada em otimização operacional e transformação digital, com expertise em desenvolvimento de soluções para otimização da jornada do paciente, com foco em engenharia de dados, interoperabilidade, análise de dados e inteligência artificial. Fundou uma empresa nesse segmento nos EUA, que foi investida pelo MIT e se juntou ao Grupo Quiver em 2022. Atualmente, Laís é também diretora de inovação da Quiver Soluções e membro do conselho de administração da companhia.