Hábitos como hidratação e exercícios para a boca ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com EB

Celebrado no dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal relembra a importância de promover a educação e conscientizar a população sobre os cuidados odontológicos necessários para manter a saúde bucal. Essencial para todas as pessoas, esse compromisso é ainda mais valioso para quem vive com a Epidermólise Bolhosa (EB), doença rara que tem origem genética e causa a formação de bolhas e úlceras na pele e em mucosas sujeitas à fricção e pressão, como no caso da cavidade oral.

É importante alertar que a recorrência de feridas nessa região afeta diretamente as funções orais – mordida, mastigação, deglutição e fala –, provocando dor e dificuldade na ingestão de alimentos. Por esse motivo é indispensável conhecer os sintomas e sinais da Epidermólise bolhosa e manter um acompanhamento regular com o dentista para reduzir riscos para a saúde bucal.

Normalmente, as manifestações orais incluem formação de bolhas; problemas no esmalte dentário; surgimento de cáries e diminuição da abertura da boca, a microstomia.

Criadora do EBA – Programa Estamos de braços abertos, a Mölnlycke® reúne aqui as melhores informações e indica os principais cuidados para profissionais da saúde, familiares e pessoas que convivem com a doença.

5 MEDIDAS PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES ODONTOLÓGICAS

Para pessoas com EB, estratégias preventivas de higiene oral são fundamentais para evitar a formação de bolhas na boca e problemas de saúde bucal em geral:

1- Hidratar a região da boca com vaselina antes da escovação;

2- Usar uma escova com cerdas macias e cabeça pequena;

3- Fazer bochechos suaves com água após cada refeição para ajudar a remover resquícios de alimentos;

4- Praticar exercícios de abertura e fechamento da boca diariamente para facilitar a movimentação;

5- Em caso de lesões, utilizar gazes, hastes flexíveis ou algodão para realizar a limpeza do local.

Vale ressaltar que dentistas também recomendam a higiene com solução de flúor a 0,05% sem álcool nos dentes. Lembrando sempre que o uso dessa solução só pode ser feito com a recomendação de um profissional especializado.

TRATAMENTO DE OURO 

Alguns desses problemas podem ser amenizados, por isso é indispensável levar a pessoa com EB regularmente a um dentista especializado. Além disso, é muito importante para os profissionais que atendem pacientes com a Epidermólise Bolhosa ofereçam um tratamento educativo e com foco, principalmente, na prevenção de lesões na região da boca.

Para o melhor manejo odontológico, há três estratégias primordiais:

1- Evitar o consumo de alimentos que possam levar ao aparecimento de cáries, como os muito açucarados.
2- Sempre que possível, escovar os dentes ou faça a limpeza local após as refeições.
3- Procure um profissional dentista especializado sempre que notar a presença de cáries ou de lesões com aspecto incomum.

Para a Elaine Godoy, coordenadora clínica LATAM da Mölnlycke, é de extrema importância saber que o tratamento da Epidermólise Bolhosa demanda uma abordagem multidisciplinar, por isso o cuidado com a saúde bucal é tão importante. “Para realmente prover uma vida com menos dor e prejuízo a esses pacientes, é preciso intervir a favor da prevenção de possíveis complicações causadas pela EB, por isso estamos sempre atualizando tanto os profissionais de saúde, os familiares e as pessoas que convivem com a doença”, comenta a especialista.

_________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:

Epidermólise Bolhosa: manifestações orais e manejo odontológico – Research, Society and Development Journal.

Diretrizes Brasileiras da Epidermólise Bolhosa – CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).  

Sobre a Mölnlycke – A Mölnlycke é uma empresa sueca, líder de mercado em soluções médicas e pioneira em curativos com tecnologia de silicone e para prevenção de lesão por pressão no país e no mundo. Com mais de 170 anos no mercado, a Mölnlycke opera em mais de 40 países. Na América Latina, além do Brasil está também no México, Cuba, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Centro América. Sua missão é oferecer os melhores cuidados na prevenção e o tratamento de feridas, gerando mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.[https:// molnlycke.com.br] Saiba mais.