Há alguns anos o termo tecnologia era citado como referência para buscar revoluções na ciência, computação, jogos e até mesmo em algumas áreas da engenharia. Hoje as inovações tecnológicas superaram barreiras, e o que parecia ser um desafio para os dermatologistas e cirurgiões plásticos, acabaram se tornando fortes aliadas na manutenção da beleza, proporcionando resultados mais seguros e eficientes.

Entre as novidades tecnológicas e procedimentos que vêm ganhando destaque no mercado estão o ultrassom microfocado, ferramenta de tratamento de pele não invasiva, que utiliza a energia de ultrassom micro e macro focado de alta intensidade para estimular a produção de colágeno na pele; outro aparelho inovador que atua na eliminação da gordura facial e corporal de forma minimamente invasiva e considerado hoje um dos tratamentos mais avançados que existem no mercado para redefinição dos contornos e remodelação facial. Novos procedimentos com a utilização de ácido hialurônico e o tão falado peeling de fenol também têm sido buscado pelos pacientes que desejam atenuar marcas de expressão e envelhecimento.

A procura por tratamentos em consultórios e clínicas de dermatologia tem crescido expressivamente. Um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que no somente no primeiro trimestre de 2022 a busca por procedimentos estéticos no país cresceu 390% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Médica referência em tratamentos estéticos em dermatologia com foco em rejuvenescimento de forma natural, a dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do DF, Dra. Luanna Caires Portela, alerta para a importância de buscar um profissional especialista e qualificado, para que o paciente não corra riscos e não comprometa sua saúde ao realizar procedimentos. O assunto também ganhou evidência durante a 23ª Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste – RADECO, realizada em Brasília. “Além da apresentação de novas técnicas e novas tecnologias, o encontro trouxe também uma oportunidade para que o dermatologista esteja sempre atualizado e tenha os melhores resultados nos tratamentos de doenças e estéticos, buscando o belo, mas sem alterar as características individuais”, declara a médica que também presidiu o congresso.

Tecnologia e inovação

O ultrassom microfocado vem se tornando um dos aparelhos mais populares para quem busca o rejuvenescimento. É o que explica a médica dermatologista e membro da SBD, Dra. Daniela Rodrigues. “Ele tem vários benefícios. É possível fazer o tratamento e já sair do consultório para continuar a vida. É o que a gente chama de procedimento da hora de almoço, ou seja, um resultado imediato e que agrada muito o paciente. Além de possibilitar a queima de gordura localizada, também proporciona o efeito de lifting facial. Então quando a gente faz o ultrassom associado aos bioestimuladores é o que há de melhor do ponto de vista de gerenciamento do envelhecimento”, diz.

Imagem: Divulgação