Número de homens acima dos 55 anos com plano de saúde mais que dobrou entre 2000 e 2020

O número de homens com mais de 55 anos que contam com plano de saúde ultrapassou 3,8 milhões em 2020. Essa faixa etária apresenta maior risco de desenvolvimento do câncer de próstata. No intervalo entre 2000 e 2020, a quantidade de beneficiários nessa faixa etária mais que dobrou, segundo o estudo especial: “Novembro Azul e o câncer de próstata em beneficiários de planos privados de saúde”, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), produzido a partir de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Outro fator de risco que deve ser considerado é o excesso de peso. Entre 2008 e 2018, o percentual de homens com sobrepeso, beneficiários de planos de saúde, adultos e residentes nas capitais brasileiras, passou de 56,3% para 63,2%. Nessa mesma comparação, a quantidade de homens com obesidade passou de 14,2% para 20,5%, segundo dados da Vigitel Brasil Saúde Suplementar 2018. A análise do IESS mostra que, nessa população, a taxa vem aumentando anualmente e, em 2020, cerca de 3 em cada 5 beneficiários do sexo masculino estavam com sobrepeso e faziam parte do grupo de atenção para o câncer de próstata.

“Historicamente, os homens buscam menos os serviços de saúde do que as mulheres. Os dados do estudo refletem a baixa adesão às consultas regulares, e exames de prevenção, o que só reafirma a importância de abordarmos esse assunto. Por isso, é imprescindível não só neste mês, incentivar o cuidado integral, especialmente promover a própria saúde para uma longa vida com qualidade”, aponta José Cechin, superintendente executivo do IESS. A íntegra do estudo especial está disponível no portal do IESS .