Campanha global visa a prevenção do câncer de próstata

Na última sexta-feira, 17, comemorou-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data criada em 2003 e que deu origem ao movimento internacional Novembro Azul, uma campanha de conscientização sobre a doença e que aborda a importância do cuidado com a saúde masculina de forma integral.

O câncer de próstata é um tumor localizado na glândula abaixo da bexiga e que compromete a uretra. Entre os fatores de risco, a idade é um dos principais, já que a taxa de mortalidade aumenta significativamente após os 60 anos. Outras condições que exigem atenção são sobrepeso e obesidade e o tabagismo.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o câncer de próstata está entre os mais comuns do mundo, ocupando a 4ª posição em número de casos, atrás apenas da doença no pulmão, mama e colorretal. Além disso, entre as neoplasias, é a de maior incidência na população masculina e a causa de 28,6% das mortes dessas pessoas.

Atualmente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que a incidência da doença alcance mais de 71 mil novos casos por ano. Com relação a mortalidade entre homens brasileiros, em 2021, o câncer de próstata provocou cerca de 16.300 óbitos, registro que acende um alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“A detecção precoce do câncer possibilita maiores chances de sucesso após o tratamento e, por isso, os exames de toque retal e de sangue para avaliação da dosagem do antígeno prostático específico (PSA), bem como, em alguns casos, a Ressonância Magnética de Próstata, devem ser realizados mesmo que não existam sinais e sintomas que comprometem a saúde do homem”, comenta o médico urologista do Sabin Atibaia, Dr. Denis Ramos.

O especialista explica que a dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, necessidade mais frequente durante o dia ou à noite e a presença de sangue no líquido podem estar entre esses sinais. Contudo, ele afirma que a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que, pacientes com histórico familiar de câncer de próstata mantenham uma maior regularidade na realização dos exames diagnósticos após os 45 anos de idade.

Em novembro, o Sabin Atibaia trabalha a campanha de forma ainda mais incisiva para a conscientização e prevenção sobre a doença em suas redes sociais e comunicados locais. Além disso, nesta quarta-feira, 22, a instituição de saúde promoverá uma palestra especial sobre o Novembro Azul com o psicanalista Marcio Benitez. A ação aberta ao público interno e externo será realizada no Auditório Sabin, localizado na Unidade Madeira – Rua da Madeira, 35, e terá como tema “O que os homens não dizem: um olhar sobre a saúde e as responsabilidades do homem hoje em dia”.

Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.

Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.