As vezes o desejo pelo corpo perfeito pode ser mais do que um desejo. Da mesma forma que comer além do normal para “compensar” sentimentos também pode não ser saudável. Os distúrbios alimentares podem ser originados de hábitos alimentares que causam danos à saúde como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos.

Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psiquiatria revelou que cerca de 1% da população mundial, que corresponde a quase 70 milhões de pessoas, sofre com algum tipo de transtorno alimentar.

De acordo com a nutricionista e educadora física Dani Borges, os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e no começo da adulta.

“Transtornos alimentares são problemas graves de saúde pública e precisam ser encarados como isso. Pessoas com depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo estão propensas a um distúrbio alimentar, mas as demais pessoas não estão imunes à esses problemas. Por isso, é tão importante ter acompanhamento nutricional e controlar os hábitos alimentares”, disse.

Entre os fatores de risco, estão:

Culto excessivo ao corpo;

Maus hábitos alimentares;

Distorção da imagem corporal;

Autoestima baixa;

Sentimento de culpa;

Questões hormonais;

Distúrbios emocionais.

Tudo isso está ligado às seguintes condições: saúde psicológica, sociocultural, biológica e genética.

Dani também afirmou que os tipos de distúrbios alimentares mais registrados atualmente, são:

Anorexia Nervosa;

Bulimia Nervosa;

Transtorno de Compulsão Alimentar;

Hipergafia;

Ortorexia;

Síndrome de Pica (alotriofagia);

Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP);

Vigorexia.

“Cuidar da mente e do corpo de forma prioritária, sempre. A nossa saúde mental fala muito sobre os nossos hábitos alimentares. Por isso, observe seus sintomas, procure um profissional e comece a se tratar”, finalizou.
Sobre Dani Borges
Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos. Como nutricionista, atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.