Mineral deve fazer parte da dieta diária das pessoas, principalmente de crianças e idosos; vitamina auxilia sua absorção, que é fundamental para a formação de ossos e dentes

A fonte de cálcio mais conhecida que existe é o leite e seus derivados como iogurte e queijos. Provavelmente por esse motivo que o ser humano, diferente dos outros mamíferos, é a única espécie que continua consumindo leite, independente da fase da vida.

“O cálcio é mais recomendado principalmente para crianças e adolescentes, que estão em fase de crescimento, e também para os idosos, que começam a perder massa óssea conforme a idade avança e ficam mais propensos a quedas. Porém, esse mineral, sempre que possível, deve estar presente na alimentação diária”, alerta o chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni.

Para que a absorção e retenção do cálcio pelo organismo seja mais efetiva, é necessária a ação da Vitamina D, que auxilia com esse processo. A maior fonte gratuita e disponível de vitamina D é fornecida pelo sol, que nem sempre é um recurso disponível para auxiliar com a sintetização da Vitamina D pelo organismo. E, em tempos de pandemia, as pessoas têm saído pouca de casa o que prejudica mais ainda esse processo.

“A combinação de cálcio e Vitamina D é fundamental para a boa saúde óssea, entre outros benefícios. Por isso, a suplementação desses dois nutrientes é muito recomendada quando não se atinge os índices necessários com alimentação diária. Fortalecer a ossatura é fundamental para ter qualidade de vida em qualquer que seja a fase”, avalia Dr. Magnoni. “Há uma nova geração de suplementos que supre essas necessidades em uma única dose, inclusive opções em gomas”, destaca.

Saúde Óssea

A preocupação com o fortalecimento músculo-esquelético deve começar no início da fase adulta. Neste aspecto, a ingestão correta de cálcio e de vitamina D3 (que auxilia na absorção do cálcio, conforme citado acima) podem auxiliar de forma significativa na prevenção da perda de massa óssea.

Cálcio – Ideal para manter a saúde óssea e auxiliar diretamente na prevenção de osteopenia e osteoporose, principalmente entre o público 60+. A combinação entre cálcio e a Vitamina D3 é fundamental para o metabolismo ósseo e a deficiência de um deles prejudica esse processo. (1)

Vitamina D – Este hormônio foi classificado como vitamina e é sintetizado pela exposição à luz solar. É um importante regulador do sistema imune e auxilia com a absorção de minerais como o cálcio, fundamental na formação de ossos e dentes. Estima-se que 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência ou insuficiência de vitamina D. (2)

Referências

(1) Impacto dos nutrientes na saúde óssea: novas tendências; Glaucia Queiroz Morais, Maria Goretti Pessoa de Araújo Burgos

(2) Nutrição e imunidade no homem; Sandra Gredel