Setor de saúde foi um dos maiores beneficiados com os avanços tecnológicos da última década

Reflita por um instante e tente se lembrar de como era o cenário do atendimento médico e da realização de exames há dez anos. Muitas das comodidades às quais temos acesso hoje em dia não estavam disponíveis ou ainda eram inacessíveis para a maioria.

Consultas à distância, resultados de exames disponíveis no celular, acesso do médico a um prontuário online com o histórico de saúde do paciente… A lista de mudanças para melhor é extensa e nos mostra o quanto a tecnologia permitiu que o setor de saúde evoluísse.

A questão aqui é: será que a sua clínica ou o seu consultório já estão usando todo o potencial que as inovações tecnológicas têm a oferecer?

Quais são as principais tendências da medicina digital?

Entre as muitas tendências que podem ser observadas na medicina, muitas delas já estão disponíveis mesmo para consultórios e clínicas de pequeno porte. A democratização no acesso a essas ferramentas também faz parte dessa verdadeira revolução que está em curso.

Plataformas de telemedicina

As consultas à distância se tornaram uma necessidade durante a pandemia, mas mesmo com o fim do isolamento o conceito permaneceu. Com a telemedicina, é possível ganhar tempo, minimizando deslocamentos ou atendendo a pacientes em regiões de difícil acesso.

As plataformas de telemedicina permitem que especialistas estejam disponíveis em regiões mais distantes, podendo até mesmo atender em parceria com outros profissionais de saúde. Esse benefício também simplifica a rotina do médico, que não precisa necessariamente estar no consultório para prestar atendimento.

Integração de sistemas online

A integração de sistemas online é outro diferencial que permite melhorar a qualidade do atendimento e agilizar a rotina dos profissionais. Hoje, por meio de softwares para gestão médica, é possível integrar todos os setores de uma clínica ou consultório, sem precisar investir quantias enormes.

E mais: essa integração tecnológica também tem reflexos positivos no atendimento aos pacientes. Exames laboratoriais e de imagem, prontuário médico e até mesmo dados coletados por smartwatches ficam disponíveis em um só lugar, embasando melhor as decisões.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) está revolucionando a medicina ao oferecer análises rápidas e avançadas de dados médicos complexos. Algoritmos de IA podem analisar imagens médicas, diagnosticar condições, prever riscos de doenças e até personalizar planos de tratamento.

Essa capacidade de processamento de dados em larga escala e aprendizado de máquina permite uma medicina mais preditiva e preventiva, otimizando a eficiência dos profissionais de saúde. Vale lembrar que as IAs não substituem o papel do médico, mas sim servem de ferramenta para tomada de decisões mais assertivas.

Como essas tendências estão impactando o setor de saúde?

Dois aspectos são predominantes nessa evolução: a redução no tempo e no esforço para a execução de tarefas básicas e a busca por maior conforto e assertividade nas decisões.

Em primeiro lugar, é inegável que o uso de recursos tecnológicos reduz o tempo de execução de tarefas de rotina. Isso permite que as equipes dediquem mais tempo às suas especialidades e à qualidade do atendimento.

As soluções online permitem ainda reduzir as distâncias, minimizando deslocamentos e aumentando a produtividade dos profissionais. Torna-se possível, por exemplo, atender mais pacientes em um mesmo intervalo de tempo, sem que haja perda de qualidade no contato.

Pelo contrário: em muitos casos, é mais cômodo para todos os envolvidos que tudo esteja acessível a partir do conforto do lar. Uma simples conexão com a internet e um celular se tornam suficientes para resolver muitos dos problemas.

Conclusão

Que a tecnologia está mudando para melhor a área de saúde, é inegável. Porém, os grandes avanços hoje não residem apenas nos tratamentos mais avançados aos quais a maior parcela dos pacientes ainda não tem acesso.

São as novidades incluídas em nosso dia a dia, como consultas à distância e centralização de relatórios médicos que nos fazem ganhar tempo e ter mais conforto.

A boa notícia é que desfrutar de todos esses recursos modernos não têm um alto custo. Por isso, nada melhor do que investir na modernização do atendimento. Ganham os profissionais de saúde e ganham os pacientes.