Jamil Cade*
O avanço das tecnologias digitais causou diversos impactos na Medicina, principalmente em tempos de pandemia. Com o alto índice de contaminação pelo coronavírus, a telemedicina tornou-se uma alternativa mais segura para o atendimento médico. No entanto, a digitalização da Medicina não se restringe ao atendimento on-line. A inteligência artificial tem sido uma importante aliada nas operações de urgência e emergência, permitindo ações mais eficientes em casos de trauma físico. Além disso, existem os softwares médicos, que otimizam a rotina do profissional, com o uso de prontuários eletrônicos, gestão do consultório e armazenamento de todo o histórico de atendimento na nuvem.
É inegável que as tecnologias digitais oferecem inúmeras vantagens ao profissional da saúde. E a tendência é que elas se popularizem cada vez mais, diante dos resultados positivos observados por profissionais que já se adaptaram a elas.
O AVANÇO DA TELEMEDICINA NO BRASIL
Apesar de já ser uma prática utilizada em diversos países, a telemedicina para o atendimento aos pacientes só foi autorizada no Brasil em abril deste ano, devido à Covid-19. A consulta acontece de forma similar a uma consulta presencial, porém, com o uso de plataformas digitais, por meio das quais o médico se conecta ao paciente utilizando a câmera e o microfone. O objetivo é que o atendimento on-line ofereça a mesma qualidade, de forma simples e com segurança para o médico e para o paciente.
A telemedicina aumenta o acesso à saúde, melhora a experiência do paciente, aumentando a promoção do cuidado. Além disso, possibilita que médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde possam esclarecer dúvidas do paciente, e, dessa forma, garantir uma saúde melhor para todos.
Portanto, a teleconsulta não irá cair em desuso após o fim da pandemia. O atendimento on-line otimiza o tempo do paciente e do profissional, sendo realizado de forma assertiva e com a mesma segurança de uma consulta presencial.
CONSULTÓRIO NA NUVEM
Uma das diversas vantagens que a tecnologia pode proporcionar na área médica é o software médico. A gestão do consultório fica muito mais simples e eficiente, livrando o profissional de toda a papelada.
O consultório na nuvem oferece recursos como: agendamento por médicos e pacientes, prontuário eletrônico, gestão operacional e dos recebíveis e prescrições, garantindo a segurança dos dados (o software não depende do uso de terceiros) e possibilitando maior nível de segurança, já que a plataforma está totalmente alinhada à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, os profissionais da saúde têm acesso ao consultório on-line de qualquer lugar, por meio de um certificado digital completo.
* Médico há 20 anos e CEO da W3.Care, health tech pioneira e referência no desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial para atendimento de urgência e emergência.