Nos últimos meses, os brasileiros foram inundados por diversas informações imprecisas e falsas sobre os possíveis tratamentos para a Covid-19. Das redes sociais aos canais oficiais do governo, que estimulavam tratamentos alternativos sem comprovação científica. Em paralelo, grupos seguem questionando a eficiência das vacinas. Diante de um contexto como esse, a Atenção Primária à Saúde (APS) e a medicina de família podem ter um papel fundamental no esclarecimento dessas fake news e também na indicação dos tratamentos adequados. 

A Amparo Saúde é uma healthtech que desenvolveu um sistema proprietário que coloca o médico de família “a um mensagem no celular de distância do paciente”. O uso da tecnologia na Atenção Primária à Saúde é uma importante estratégia frente a situações emergenciais, uma vez que o atendimento prestado pelo médico é feito via aplicativo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Em média, 90% das queixas dos pacientes da Amparo Saúde são resolvidas sem a necessidade de encaminhamento para um médico especialista.

Ter atendimento médico via aplicativo, além de garantir essa agilidade, ajuda a desmistificar as Fake News, pois o médico de família está à disposição sempre que necessário, seja para tirar dúvidas ou fazer uma teleconsulta. A mesma rede social que ajuda a desinformar é a que o paciente poderá acessar o médico.

A integralidade da assistência e o vínculo entre o paciente e sua equipe de saúde são estratégias fundamentais para a contenção da pandemia e para o não agravamento do estado de saúde de pessoas já diagnosticadas com Covid19, que recebem orientações à distância, evitando os riscos da exposição desnecessária.