Existem cuidados que podem ser tomados para evitar essas doenças

O momento de viajar é um dos mais aguardados do ano. Seja para visitar algum amigo ou familiar, conhecer um lugar novo ou apenas fugir da rotina. São vários os motivos e as opções que atendem todos os gostos, mas é preciso ter alguns cuidados para que aquele momento tão esperado não se torne um terrível pesadelo.

Existem diversos imprevistos, e um dos que mais podem atrapalhar são os problemas de saúde. Principalmente quando envolvem o estômago. Afinal de contas, ir para um destino e não aproveitar a culinária regional, não é a mesma experiência.

Antes de tudo, é fundamental explicar a diferença entre intoxicação e infecção alimentar. De acordo com o Ministério da Saúde, uma infecção alimentar acontece quando há ingestão de microrganismos que são prejudiciais à saúde. Já a intoxicação tem relação quando a pessoa come algo que já está contaminado.

Por isso, há uma lista de recomendações sobre o que deve e o que não deve ser feito durante uma viagem para evitar ter alguma intoxicação ou até mesmo uma infecção alimentar.

Se preserve

A prevenção é fundamental para que a pessoa não desenvolva nenhuma dessas duas doenças. Manter bons hábitos de higiene é um ótimo primeiro passo. Sempre lavando as mãos, principalmente antes das refeições. E os utensílios também precisam estar sempre bem limpos.

Alta temperatura

Se o destino for um local com muito calor, tenha cuidado. Bactérias se multiplicam, de forma muito rápida, se os alimentos não estiverem na temperatura ideal. Se os pratos cozidos não forem mantidos acima de 60 graus, isso pode ser um risco.

O frio também pode prejudicar

Do extremo oposto, o frio também pode ser um risco. Caso o produto frio não permaneça resfriado, abaixo de 4 graus, por exemplo, o mesmo pode acontecer. De forma resumida e simples, se a comida precisa ser quente, certifique-se de que está quente. Se deve ser frio, mantenha-o gelado!

Cuidado com a água

Não beba água das torneiras de jeito nenhum. Os casos de contaminação que vêm da água são muitos. Diarreia, rotavírus e cólera são só alguns dos vários exemplos de doenças que podem gerar muito desconforto para o viajante. Eles são comuns onde o saneamento básico é precário.

Por isso, procure beber água que seja, realmente, de boa procedência, como dos melhores bebedouros. Assim, a possibilidade de ser contaminado por água reduz drasticamente.

Créditos: iStock/ LaylaBird